Durante 53 anos de carreira como cronista, Kleiber Beltrão acumulou amigos e admiradores. Foto/Acervo Manoel Façanha.

LUTO! Morre, em Brasília, ex-presidente da ABRACE

AGÊNCIA FUTEBOL INTERIOR

A crônica esportiva do Brasil está de luto. Morreu na tarde deste domingo, em Brasília, Kleiber Beltrão, que foi presidente da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE) entre 2016/2021. Vítima de uma trombose, Beltrão estava internado fazia alguns dias e faleceu na tarde deste domingo.

Nascido em Pernambuco, Pedro Kleiber de Bezerril Beltrão tinha 74 anos e foi narrador esportivo em emissoras de rádio e televisão desde os anos 1960, atuando em Recife-PE e Brasília-DF, onde também esteve no setor público como economista e foi professor universitário.

Nas atividades de cronista esportivo Kleiber Beltrão exercia liderança e foi presidente da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD) e depois assumiu a ABRACE em 2016. Atualmente era vice-presidente da AIPS AMÉRICA, entidade que congrega outras associações de cronistas esportivos dos países das Américas.

Milton Neves Artur Eugenio Kleiber 2022

No último congresso da ABRACE em 2021: Milton Neves, Artur Eugênio e Kleiber Beltrão. Foto/AFI

ABRACE DECRETA LUTO OFICIAL PELO FALECIMENTO DE KLEIBER BELTRÃO

A diretoria executiva da ABRACE decretou luto oficial por três dias, enaltecendo as atividades de Kleiber Beltrão, presidente da associação entre os anos de 2016/2021.

“O Kleiber Beltrão teve uma importância significativa nos quase cinco anos que esteve à frente da ABRACE, buscando a interação entre as associações filiadas. Sem dúvida foi uma perda para a imprensa esportiva mundial, já que bem representava o Brasil em entidades internacionais”, comentou o atual presidente da ABRACE, Artur Eugênio Mathias, abalado com a confirmação do falecimento de seu antecessor.

A Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos lamenta profundamente o falecimento de Pedro Kleiber de Bezerril Beltrão, o professor Kleiber Beltrão, ex-presidente da ABCD.
Kleiber Beltrão representava o que de melhor havia na categoria. Com uma carreira brilhante, empunhando microfones do peso da Rádio e TV Nacional, Rádio e TV Brasília, Rádio Capital, Rádio Planalto, Rádio Globo, Rádio Clube e Rádio Mega. Colaborou com a TV Record, Rádio Transamérica e Rádio Bandeirantes.
No jornalismo esportivo do nordeste, Kleiber levantou os pesados microfones da TV e Rádio Jornal do Comércio, TV e Rádio Clube de Pernambuco e Rádio Globo do Nordeste.
Além de narrador, Kleiber Beltrão era economista e matemático. Formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Universidade Católica de Pernambuco, lecionou nas mais importantes instituições educacionais de Brasília, com destacada atuação no Uniceub. Foi assessor da Presidência da República em 1992 e do Ministério da Fazenda entre 1992 e 1995, tendo atuado no órgão durante a criação do Plano Real. Kleiber Beltrão ainda foi servidor público do Banco do Brasil e do Banco Central do Brasil.
Durante 53 anos de carreira como cronista, Kleiber Beltrão acumulou amigos e admiradores. Sua reputação o levou a dois mandatos, por aclamação, à frente da ABCD.
Foi eleito, quase à unanimidade, à presidência da ABRACE em 2017. Vice-presidente da AIPS América, entidade mais importante de jornalistas esportivos do Mundo, Kleiber Beltrão teve uma incomparável carreira em defesa da classe, nacional e internacionalmente.
Sua última narração foi pela TV Câmara Distrital no jogo entre Brasiliense e Ceilândia pela primeira rodada da segunda fase do Candangão 2022.
Kleiber foi homenageado pela ABCD no projeto de transmissão do Candangão em parceria com a TV Câmara Distrital. Ele transmitiu a partida ao lado do seu filho, Pedro Beltrão Junior.
Consternados, os membros da diretoria da ABCD prestam suas mais profundas e respeitosas condolências aos familiares e amigos, de carreira e de vida, do eterno professor Kleiber Beltrão.
 
Diretoria da ABCD
Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e área interna
 
Veja algumas imagens do ex-presidente Kleiber Beltrão durante sua jornada pela Abrace
Jogos Aips-América – Manaus – 2018. Participantes se confraternizam no salão do Hotel Tropical. Manoel Façanha (de cadeira de rodas, após fraturar a fíbula da perna esquerda, não perdeu a confraternização). Foto/Acervo Manoel Façanha.
Jogos da Aips-América – Manaus-AM-2018. O presidente Kleiber Beltrão em ação contra o combinado do “Resto das Américas”. Foto/Manoel Façanha
Seleção da Abrace-2018. Em pé , da esquerda para a direita: Kleiber Beltrão, Jair Oliveira, Dudu Monteiro de Paula, Manoel Façanha, Jackson e Iranildo. Agachados: Luiz Adhemar e Zezinho Bastos. Foto: Acervo Manoel Façanha
Os cronistas esportivos Manoel Façanha (AC), Kleiber Beltrão (presidente da Abrace), Adolfo Silva (AP) e José Mira (SC) durante jantar de confraternização do congresso de Brasília-DF. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Abertura do Congresso da Abrace-2018, ocorrido no Windsor Plaza Hotel. Em pé, da esquerda para a direita: Alano Maia (CE), Gustavo Benítez (CPDP-Paraguai), Gabriel Cazenave (Aips), Kleiber Beltrão (presidente da Abrace), Ernesto Ortiz Gomez (CPDU-Uruguai) e Sérgio de Carvalho (vice-presidente da Abrace). Foto/Acervo Abrace.
Nova diretoria da Abrace (2017-2020) toma posse durante o congresso de Fortaleza-CE, em abril de 2017. Foto/Antônio Assis.
Ao lado do seu vice-presidente Sérgio Carvalho, Kleiber Beltrão agradece o apoio do eterno presidente Aderson Maia para chegar a direção da Abrace. Foto/Manoel Façanha
Congressistas posam para foto oficial do congresso de Brasília. Foto/Acervo Abrace
Membros do Conselho Fiscal da Abrace: Manoel Façanha (AC), Antônio Carlos (MT) e Roberto Silva (SE) analisam as contas da entidade. Kleiber Beltrão e Aderson acompanham , da mesa, os trabalhos. Foto/Acervo Abrace.
O presidente Kleiber Beltrão (DF) fala durante abertura do congresso de Brasília-DF, ocorrido no Windsor Plaza Brasília Foto/Acervo da Abrace.
A Seleção da Abrace fez mais uma apresentação após o encerramento dos debates. Foto/Antônio Assis.
O presidente Kleiber Beltrão apresenta proposta da candidatura de Brasília-DF para sediar o congresso de 2016. Jorge Lins e Aderson Maia acompanham a leitura das propostas. Foto/Antônio Assis.
Os cronistas esportivos-Alberto-Rodrigues Casas, Kleiber-Beltrão e Manoel-Façanha durante o Congresso de Brasília-2016. Foto/Acervo Manoel Façanha.