MANOEL FAÇANHA
O torcedor da Adesg pode estourar o champanhe. O clube, após seis anos de ausência na elite do futebol local está de volta. A proeza do time da cidade de Senador Guiomard veio na tarde de ontem (26), no estádio Florestão, ao derrotar o Náuas por 4 a 2, assim não somente erguendo o troféu de campeão da segundinha, mas também, retornando a principal divisão de nosso futebol. Marcelo Brás e Dudu, cada um com dois gols na partida, comandaram a vitória histórica do Leão guiomarense.
Jogo
Uma final eletrizante e cheia de oportunidades de gols fizeram Adesg e Náuas. Os primeiros minutos de partida foram o cartão postal do que seria o confronto, com um Leão rugindo para cima de um bravo do Cacique.
Melhor na partida, a Adesg teve duas oportunidades claras de abrir o placar, mas errou com Dudu e Ley. O Cacique respondeu num contragolpe puxado pelo atacante Danielson, mas o goleiro Máximo fez grande defesa.
Num vacilo coletivo da defesa do Náuas, a Adesg encontrou o primeiro gol. Dudu entrou em velocidade e, antes de mandar a bola para a rede, fez um verdadeiro ‘carnaval’ na defesa do Cacique, aos 15 minutos.
Oito minutos depois, o goleiro Belo, após cruzamento de Nael, não encontrou a bola. O atacante Marcelo Brás, bem colocado, testou a redondinha para a rede.
Com o prejuízo grande, o Náuas então saiu para o jogo e passou a sufocar o gol do Leão, tanto que Pedro Madson, após assistência de Adriano, chutou no contra pé do goleiro Máximo para descontar a vantagem da Adesg, aos 39 anos.
Nos acréscimos, após nova falha de marcação do Cacique, Dudu entrou em velocidade e chutou cruzado. O goleiro Belo, mal posicionado, viu a gorduchinha morrer na sua rede.
Mais gols
Com três minutos de bola rolando após o intervalo, o Náuas chegou ao segundo gol numa troca de passe com o atacante Danielson mandando a bola para a rede do goleiro Máximo.
A comemoração da torcida do Cacique demorou muito pouco, pois alguns minutos depois, o lateral esquerdo Zagalo fez uma assistência ao estilo Michael Jordan para o atacante Marcelo Brás. O artilheiro finalizou com precisão para marcar o quarto gol da Adesg.
Com o placar favorável o técnico Alexandre Matos, da Adesg, aos poucos, fez algumas modificações na sua equipe no sentido de segurar a vantagem do placar. Por outro lado, o técnico Zacarias Lopes, do Náuas, também fez modificações para aumentar o poder de fogo de sua equipe, mas as mudanças não surtiram efeito.
Brás: missão cumprida
Com quatro gols na competição, mesma quantidade do Danielson (Náuas), o atacante Marcelo Brás terminou o torneio como um dos artilheiros. O atleta não escondeu a satisfação pelo título. “O sonho de qualquer jogador e ser campeão e, graça a Deus, junto com os demais companheiros de equipe, consegui esse objetivo, isso não esquecendo o fato do grupo ter levado a Adesg de volta à elite do futebol acreano”, comentou o artilheiro.
Depois de seis anos, a Adesg retorna à elite
A última participação da Adesg na disputa da elite do futebol local ocorreu na temporada 2011, quando o time terminou a competição na sexta colocação, obtendo 15 pontos em 14 jogos disputados (4 vitórias, 3 empates e 7 derrotas). No entanto, no ano seguinte, alegando problemas financeiros, o clube pediu afastamento dos gramados. O Independência, oitavo colocada em 2011, herdou a vaga do Leão.
Fundada em 26 de janeiro de 1982, a Adesg possui um título da primeira divisão (2006) e dois vice-campeonatos (1993-2005). O clube representou o futebol acreano numa edição de Copa do Brasil (2007) e também na Série C (2006). O último jogo do Leão de Senador Guiomard na elite do futebol acreano ocorre dia 12 de junho 2011, com uma vitória elástica sobre o Independência por 6 a 3.