O que restou dos clubes de maior torcida no País foi torcer para ganhar a Copa do Brasil. Como ambos se enfrentam na semifinal, a partida tem sido cercada de clima de Copa do Mundo, que é aquela de vida ou morte extrema.
Porém, ainda tenho ressalvas de que o torneio seja mesmo a última chance de o rubro-negro levantar um título em 2018. O Campeonato Brasileiro terá ainda 42 pontos em jogo e o Flamengo está a poucos pontos do líder, numa competição sujeita a reviravoltas, como o próprio time carioca já passou quando saiu da liderança inesperadamente.
O Flamengo, na verdade, encarou um calendário de competições diversas, de jogos decisivos, que não suportou, sem peças de reposição, muito dependente da atuação de um ou dois jogadores para gerar situação de gol e dificuldade de reação – este último talvez até pelo excesso de partidas e pressão.
Pode ser que agora, mais relaxado e menos pressionado, consiga viver um novo momento, inclusive no Brasileirão. O obstáculo pode ser a ascensão de outras equipes. O fato é que a competição nacional está em aberto, sem definição.
Aliás, uma certeza quase se tem do Campeonato Brasileiro. O adversário do Flamengo na semifinal dificilmente chegará ao título. O que torna a Copa do Brasil realmente caminho para o clube paulista obter uma conquista neste segundo semestre – ressalta-se que o Timão levou o título do Campeonato Paulista no primeiro semestre desse ano.
Porém, antes de Flamengo e o Corinthians tratarem os dois jogos entre si como decisão, é bom lembrar que na outra chave da semifinal estão duas ótimas equipes: Cruzeiro (que eliminou o Flamengo nas oitavas de final da Libertadores) e Palmeiras, este último na lista das equipes em crescimento no Campeonato Brasileiro.
E vale lembrar ainda que tanto Cruzeiro como Palmeiras tem participação na Libertadores nas quartas de final, entre o primeiro e o segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil. O Cruzeiro pega o Boca Juniors e o Palmeiras, o Colo-Colo (que eliminou o Corinthians) – ambos atuam fora de casa. Foi sorte eles se enfrentarem na Copa do Brasil, pois se encontram em condições semelhantes no massacrante calendário brasileiro onde se é cada vez mais complicado obter mais de um título em uma temporada.
Enfim, a Copa do Brasil também está em aberto. Espera-se grandes confrontos. Talvez sejam um dos melhores dos últimos tempos na fase final do torneio. E é muito difícil apontar um favorito.