MANOEL FAÇANHA E ALEXANDRE ALMEIDA
Com a divulgação do cronograma de competições organizada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para a temporada 2019, a equipes locais já começam a pensar na próxima temporada.
Rio Branco, Atlético e Galvez, equipes com calendários mais cheios, já divulgaram seus treinadores. Vasco da Gama, Independência, Andirá, Plácido de Castro e Humaitá ainda estudam opções, apesar do tricolor está apalavrado com o técnico Illimani Suares, restando apenas alguns acertos para o anuncio.
Conforme o cronograma estipulado pela CBF, os estaduais serão realizados no período de 20 de janeiro a 21 de abril. As finais da Copa do Brasil acontecerão em setembro, nos dias 4 e 11. A competição tem início previsto para o dia 6 de fevereiro. O início do calendário do futebol brasileiro será no dia 2 de janeiro, com a pré-temporada, que terá 18 dias, quatro a mais em relação ao ano passado. Os estaduais iniciarão em 18 de janeiro, até 21 de abril.
Já os campeonatos nacionais, começarão em abril. Com a Série A, iniciando em 28 de abril, indo até 8 de dezembro e a Série B, tendo o pontapé inicial no dia 27 de abril, finalizando em 30 de novembro. A Série C está programada para iniciar no dia 28 de abril e o término para o dia 6 de outubro. Já a Série D está agendada para começar no dia 5 de maio e a final para o dia 18 de agosto.
O calendário, no entanto, será afetado pela disputa da Copa América de 2019, no Brasil, entre os dias 14 de junho até 7 de julho. Todas as competições nacionais serão paralisadas no período.