É hora de rever os critérios

Onze equipes divididas em três chaves, duas delas com quatro e uma terceira com três equipes, estão credenciadas na disputa do Campeonato Acreano de Futebol Sub-13, competição organizada pela Federação de Futebol do Acre, com data de início para o dia 3 de novembro.

O torneio, que visa valorizar o futebol base, assim como proporcionar aspecto de cidadania entre seus participantes, não apresenta nada de anormal, mas se levarmos em conta a distribuição das equipes dentro de suas respectivas chaves, onde o sorteio foi o critério estabelecido para a escolha dos grupos, vejo, em minha modesta opinião, algo prejudicial às agremiações filiadas. E aí faço um questionamento: Qual seria então a vantagem de um clube filiado jogar nesta categoria?

Então para justificar o meu questionamento vejamos como exemplo a composição da chave “A”, onde dos quatro clubes inseridos: Rio Branco, São Francisco, Galvez e Independência, todos são filiados, muito diferente da formatação da chave “B”, onde apenas o Vasco da Gama aparece como equipe filiada à entidade esportiva. Outras três equipes integrantes (Escolinha do Português, CLD Caladinho e Camisa 10) são times amadores de nosso futebol e merecedores também de postular o título da competição, pois da várzea sempre se colhe bons craques.

Fechando a composição das chaves, vejamos os integrantes do grupo “C”, esse composto apenas por três equipes, duas delas filiadas: Andirá e Atlético Acreano. O terceiro participante é a equipe amadora do Leãozinho. Os dois melhores da chave avançam no torneio.

Então, sem mais delongas, quero dizer que conspiro da opinião do narrador Deyse Leite (Rádio Difusora Acreana), onde no seu entendimento os clubes filiados deveriam, antes do sorteio, aparecer como cabeças de chave – em caso de vários grupos, a entidade poderia usar os critérios técnicos do último torneio para iniciar a formatação das chaves.

Portanto, esse critério não somente no meu entender, mas também do narrador Deyse Leite, valorizaria as agremiações filiadas, assim como daria a possibilidade de jogos mais competitivos a cada fase mais avançada do torneio.

SEGURANÇA – O coordenador da 3ª Copa TV Gazeta de Futsal, desportista Auzemir Martins, esteve durante a semana com o comandante da PMAC, Col. Marcos Kinpara, acertando detalhes da segurança para a reta final da competição.

AS CURTINHAS

Será realizado em Porto Velho nos dias 12 e 13 de outubro, o 1º Curso de Treinador de Futebol do Estado de Rondônia, uma iniciativa da FRF7SE e da FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia).

O objetivo a qualificação de gestores e profissionais de futebol. O evento irá acontecer nas dependências das Faculdades FIMCA e Metropolitana, proporcionando aos participantes a troca de experiências e se especializar para desenvolver o futebol de forma geral.

O público-alvo são treinadores de futebol, profissionais que trabalham com futebol de base, estudantes e profissionais de Educação Física, e todos os interessados em conhecer as metodologias de futebol.

Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones: (69) 3229-5888 e/ou (69) 99266-3927.

Bom dia!