Clássico à moda Copa do Mundo

Um dos clássicos mais nervosos e apimentado dos últimos anos, envolvendo Atlético e Rio Branco, ocorreu na noite da terça-feira (16) na Arena da Floresta. Isso tudo exclusivamente pelo fato do duelo valer não somente o título do returno do estadual, mas também vaga na próxima edição da Copa do Brasil, assim como pouco mais de meio milhão de reais de cota de participação no torneio mais democrático do país.

Com dinheiro em jogo para recuperar a saúde financeira de Rio Branco e Atlético-AC, o clássico para ambos os lados era como se fosse uma decisão de Copa do Mundo, assim exigindo o máximo de acerto do árbitro Antonio Moreno, esse com atuação questionadíssima após o jogo pela cúpula do Galo Carijó.

Com a vaga assegurada na próxima edição da Copa do Brasil e dinheiro garantido em caixa, o Galo Carijó agora pode respirar mais aliviado para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C. Já o Rio Branco, após não conseguir emplacar a tão sonhada vaga na próxima Copa do Brasil, algo que não ocorria desde 2010 (Juventus foi o representante), viverá momentos de incertezas pela herança de dívidas acumuladas, grande parte delas na esfera trabalhista.

Entre a fé e o futebol

O primeiro jogo das finais do Campeonato Acreano entre Atlético x Imperador Galvez será decidido em plena Sexta-feira Santa, dia 19 de abril. O horário, às 17h, é justamente o mesmo da realização pelas ruas e avenidas de Rio Branco da procissão que relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário, ato litúrgico que reúne cerca de 30 mil fiéis.

Rádios não transmitem à final

Com a coincidência de datas e horários dos dois eventos, a Rádio Difusora Acreana optou pela cobertura do ato litúrgico, uma tradição de mais de meio século. A mesma decisão de cobertura seguiu a Rádio Eco Acre FM 106.5, outra emissora que cobre o futebol local.

Portanto, o torcedor acreano não terá a opção do rádio de pilha para acompanhar a primeira partida das finais.

Trio feminino entra para a História

O trio feminino formado por Roseane Amorim, Yane Veras e Verônica Severino foi o primeiro da história do futebol acreano a dirigir um jogo de primeira divisão do futebol local. No caso, entre Independência 2 a 2 Andirá. Foto/Manoel Façanha.

AS CURTINHAS

Lamentável a decisão dos dirigentes do futebol acreano em colocar a primeira partida das finais do Campeonato Acreano para uma Sexta-Feira da Paixão.

Mais lamentável é o horário, às 17h, mesmo instante da procissão que relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário, assim, não somente tirando as transmissões ao vivo das duas rádios que cobrem o futebol como centenas de torcedores das arquibancadas.

O motivo para o encerramento do Campeonato Acreano o mais rápido possível diz respeito à estreia do Atlético Acreano na disputa do Campeonato Brasileiro da Série C, próximo dia 27, contra o Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

Bom feriado!