Chico Pontes, Bira, Neto Alencar, Demóstenes Nascimento e Deise Leite durante o programa “Bancada do Esporte”. Foto/Gelton Lima.

Neto Alencar e Bira falam da candidatura à presidência do Rio Branco na “Bancada do Esporte”

MANOEL FAÇANHA

Restando pouco mais de 40 dias para a escolha do novo presidente do Rio Branco, a chapa encabeça pelo empresário Valdemar Neto Figueiredo (Neto Alencar) e o advogado Wellington Barbosa Pessoa (Bira), candidatos a presidente e vice, respectivamente, estiveram participando nesta quinta-feira (3) do programa “Bancada do Esporte”. Os dois responderam perguntas dos entrevistadores do programa, assim como de vários torcedores.

Neto Alencar, empresário e filho do eterno presidente estrelado Sebastião de Melo Alencar (1976; 1979-1982; 1989-1992; 1997-2002), explicou que, chegar à presidência do Rio Branco será a concretização de um sonho de criança. Segundo ele, sua candidatura tem o aval da família e, principalmente do pai.

Já o histórico do candidato a vice-presidente da chapa de Neto Alencar, o advogado Wellington Barbosa (Bira) se confunde com a história do Rio Branco. O candidato foi ex-jogador do clube e fez parte de várias diretorias. Ora respondendo como diretor social, secretário geral, tesoureiro, vice-presidente e até mesmo presidente na ausência do então titular Sebastião de Melo Alencar. Bira, como poucos, conheceu de perto o trabalho dinâmico desenvolvido pelo eterno e visionário presidente Sebastião de Melo Alencar.

Veja alguns dos pontos da entrevista

Dívidas

A respeito da declaração dada à imprensa pelo presidente do Conselho Deliberativo do Rio Branco, o empresário Getúlio Pinheiro, as quais garantem que o próximo presidente pegará o clube sanado, o candidato Neto Alencar acha temerária, pois, segundo ele, o Rio Branco conta ainda com dívidas de FGTS e INSS e entre outras, além das que estão sendo homologadas na Justiça do Trabalho. “É preciso cautela, pois esse tipo de declaração pode transmitir ao torcedor que estaremos pegando um clube totalmente sanado”, comenta Neto Alencar.

Sindicância

O candidato a vice-presidente Wellington Barbosa (Bira) deixou claro que a nova diretoria irá fazer uma sindicância no clube para se conhecer a realidade financeira do clube. “Iremos fazer um levantamento minucioso nas contas do clube para conhecemos os problemas financeiros do Rio Branco”.

Futebol profissional

Cauteloso, Neto Alencar garante que, primeiramente, será necessário conhecer a realidade nua e crua do Rio Branco para então formar uma equipe futebolística capaz de brigar pelas cabeças. No entanto, ele deixou claro que na próxima temporada, caso seja eleito, o time estrelado será composto por um treinador de fora do estado, assim como uma espinha dorsal de jogadores.

Sobre a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D, ele não confirma a participação do Estrelão, mas também não nega que o objetivo será a participação, mas, para isso, será preciso contar com a parceria de um investidor.

Categoria de base

Entre os objetivos da sua administração, além do saneamento de todos os débitos contraídos pelo clube na última década, está o investimento nas categorias de base, tanto que vai priorizar a criação de seis “polos” do clube pelo interior do Acre.

Infraestrutura

O candidato Neto Alencar pretende na sua administração revitalizar o conjunto de lojas da Galeria do Stadium José de Melo. No entanto, segundo ele, será necessário, primeiramente, resolver o problema de inadimplência, algo em torno hoje de R$ 400 mil, para então investir na recuperação das lojas.

A construção de um ginásio poliesportivo será outro objetivo na sua administração com Bira. “Com a construção do ginásio queremos criar várias escolinhas de diversas modalidades de quadra para gerar receita para o nosso clube”, revela o candidato.

Outro objetivo na área de infraestrutura será a transformação de parte do espaço físico de do Stadium José de Melo em um estacionamento rotativo que será administrado por uma empresa terceirizada.