MANOEL FAÇANHA
Um novo encontro arbitral, envolvendo dirigentes de clubes do futebol profissionais, está agenda para a tarde desta quarta-feira (6), às 16h, na sede da Federação de Futebol do Acre, anexa ao estádio Florestão.
O encontro, o terceiro entre os dirigentes de clubes, vai discutir os últimos detalhes a respeito do próximo Campeonato Acreano da 1ª Divisão, entre eles estão a formação dos grupos, data de abertura e entre outros assuntos.
Conforme já definido pelos dirigentes de clubes, após o último arbitral da competição, o estadual do próximo ano terá a eliminação dos dois piores clubes para o returno da competição.
No último encontro, os dirigentes de clubes aprovaram que o torneio sofrerá pouquíssimas mudanças em relação ao disputado neste ano. O estadual será disputado em turno e returno e com realização de semifinais e finais. Os dez participantes serão divididos em duas chaves, cada uma delas com cinco equipes. No primeiro turno, os participantes jogam fora de seus respectivos grupos, enquanto no segundo turno, os clubes duelam internamente dentro de suas chaves.
Redução de jogos e datas
A ideia dos dirigentes será reduzir o número de jogos e também de datas para o torneio para não ultrapassar o prazo máximo estipulado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que será 26 de abril. O clima invernoso também pesou na decisão.
No último Campeonato Acreano, a competição contou com 53 jogos, isso incluindo as finais extras entre Atlético Acreano e Galvez. Na próxima temporada, o torneio terá o limite máximo de 45 jogos, podendo ser finalizado até mesmo com 43 partidas, isso caso não ocorra finais extras.
Os grupos
Como o mesmo número de participantes, estadual do próximo ano contará com dez equipes divididas em duas chaves: Atlético-AC (atual campeão), Rio Branco-AC (3°), Plácido de Castro (5º), Andirá (7°) e São Francisco (9º) serão os integrantes do grupo A. Galvez (2º), Independência (4º), Vasco-AC (6º), Humaitá (8º) e Náuas (10º) formam os integrantes do grupo B.