Atlético Acreano e Rio Branco iniciam, neste sábado, às 19h, no estádio Florestão, a disputa do título de campeão estadual 2014
Rio Branco, AC – Os dois clubes já disputaram sete finais de estaduais. No entanto, um fator curioso na história das finais envolvendo esses dois tradicionais clubes de nosso futebol chama atenção. No ano de 1962, o então território acreano ganhou emancipação politicamente. O decreto lei fez com que os dirigentes locais resolvessem realizar uma nova disputa de estadual. O Rio Branco que havia conquistado o título na época do território sobre o Atlético Acreano, acabou levando o troco.
A história do confronto em finais de estaduais envolvendo esses dois clubes aponta uma vantagem do Rio Branco FC. Na disputa de seis finais, o Rio Branco venceu quatro, precisamente nos anos de 1961, 1962 (Acre território), 1977 e 2012. O Galo Carijó apenas duas, em 1952 (ano da fundação do clube celeste) e 1962 (Acre emancipado).
Com a conquista do Estadual de 2012, o Estrelão chegou ao 43º troféu de campeão do torneio – mais de 50% dos títulos da competição.
Num mergulho na história do futebol local, conforme dados da Revista da Federação de Futebol do Acre, o Campeonato Acreano é disputado desde 1919. De lá para cá, foram disputados 83 torneios, sendo que durante 11 anos não houve disputa, por falta de estrutura.
O Estrelão sobra em número de títulos conquistados, como o maior vencedor, enquanto que o Atlético Acreano possui seis conquistas e amarga um jejum de 23 anos.
Manoel Façanha