MANOEL FAÇANHA
Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificar o coronavírus de pandemia, associado a modificações de inúmeras agendas pelo mundo a fora, na manhã desta quarta-feira (11), foi a vez da Conmebol divulgar uma carta dirigida à Fifa, na qual pede que as primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022 sejam suspensas.
Entre as argumentações do documento consta o deslocamento de jogadores sul-americanos, que atuam hoje no continente europeu, local onde o coronavírus tem um alto índice de contaminação, para reforçar suas seleções sul-americanas durante as duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas
Conforme matéria publicada na edição da Gazeta Press, os atletas sul-americanos relacionados para os dois jogos teriam que permanecer em quarentena, o que comprometeria a realização dos jogos. A Conmebol destaca ainda que as entidades de todos os países membros (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) endossam a vontade do órgão sul-americano.
A entidade futebolística sul-americana vai agora aguardar uma resposta da Fifa a respeito do cancelamento das rodadas e futuras datas dos jogos. O Brasil tinha compromisso contra a Bolívia, no dia 27 de março, em Pernambuco, e Peru, no dia 31 de março, em Lima.