O governador Gladson Cameli reeditou o decreto de isolamento social. Reprodução Instagram @gladsoncameli

Governo prorroga decreto de isolamento social

MANOEL FAÇANHA

Na busca de frear o crescimento do número de contaminados pelo vírus da covid-19 (5.841 casos e 135 óbitos) e também o colapso do sistema de saúde do estado, o governador Gladson Cameli reeditou o decreto de isolamento social, a vencer neste domingo, por mais 15 dias. Com isso, segue as restrições para a realização de partidas de futebol e tantas outras atividades no Acre, assim com a retomada do Campeonato Acreano/2020 sendo empurrada para, possivelmente, o mês de julho – lembrando que não existe data oficial para o reinício da competição, pois antes disso dificilmente ocorrerá, uma vez que os atletas das equipes irão necessitar de um período para preparação.

Protocolo vai custar caro

Com o atraso do calendário, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou durante a semana o protocolo para a retomada do futebol. O protocolo prevê diversas limitações para dar mais segurança aos envolvidos. Entre elas, uma lista feita por cada médico de time com, no máximo, 40 pessoas por equipe, com a presença de ônibus da delegação, van para rouparia e um carro de passeio.

O protocolo prevê ainda testes epidemiológicos em cada profissional. Os testes serão feitos pelos clubes assim que cada um chegar ao estádio, com destaque à condição olfativa e à temperatura com termômetro de infravermelho. Os vestiários terão cuidados especiais, com cada profissional usando máscara ou ‘faceshield’ (máscara com plástico na frente). O limite de tempo no vestiário será de 40 minutos.

Preocupação

Preocupado com os custos para seguir as exigências do protocolo, o presidente do Atlético Acreano, Elison Azevedo, se manifestou no site do Globo Esporte a respeito das medidas que os clubes terão que adotar no retorno ao futebol. “A gente sabe do problema, temos consciência de tudo isso. A gente tem a certeza que a vida é mais importante do que qualquer proposta, qualquer tipo de competição. De qualquer forma, qualquer decisão tomada vai ser onerosa para todos os clubes, haja vista que vamos ter que nos adequar às situações, às medidas que serão impostas para participar das competições”, comentou o dirigente, não se pronunciando a respeito da continuidade ou não do estadual.

74 dias

Por força de um decreto governamental para conter o avanço da pandemia do covid-19, o Campeonato Acreano/2020 está paralisado desde 17 de março, quando o Galvez derrotou na decisão do primeiro turno o Atlético por 4 a 0.