No Corinthians, 77% dos exames realizados nos atletas atestaram positivo para o vírus. Foto/ Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Série A: 20% dos atletas testam positivo para covid-19

MANOEL FAÇANHA

Se levarmos em conta que cada clube participante do Campeonato Brasileiro da Série A terá em média 30 inscrições de atletas para o torneio – exceto Fluminense, Internacional-RS, Coritiba-PR, Athletico Paranaense, clubes esses que ainda não divulgaram os resultados dos exames de seus atletas para covid-19, podemos afirmar que desse total quase 20% foram contaminados pelo vírus. O percentual leva em conta as informações oficiais das próprias equipes divulgadas recentemente após as baterias de exames com os atletas, com destaque para a retomada das equipes de São Paulo.

Segundo reportagem da Agência Estado, a contabilização de dados leva em conta os casos ativos e também os que já são considerados recuperados pelos médicos dos clubes. O Corinthians é o campeão de registros, com 21 casos, um total de 77% dos exames realizados nos atletas atestou positivo para covid-19.

A reportagem do jornal paulista explica ainda que o número de contaminados possa ser ainda maior, isso se levarmos em conta a possibilidade de subnotificação e o tipo de exame utilizado poder não coincidir com a janela imunológica da doença. O texto ainda fala do risco da contaminação se alastrar pelos próximos dias com o retorno dos times aos treinos. Os clubes informaram ainda que os atletas contaminados estão em quarentena.

O médico Marcelo Otsuka, coordenador do Comitê de Infectologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), explicou que a quantidade de casos representa um susto para o futebol brasileiro.

“Esse número de 95 casos é muito preocupante. Se formos levar em consideração que cada clube tem cerca de 30 atletas no elenco, ainda temos uma grande parcela que pode adquirir a infecção. É claro que dificilmente um atleta vai desenvolver um quadro grave da doença, mas ele pode disseminar o vírus para outras pessoas”, explicou.