Ex-presidente da CBF Rogerio Caboclo. Foto/ Lucas Figueiredo / CBF

Dória e CBF iniciam “queda de braço”

MANOEL FAÇANHA

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Rogério Caboclo declarou no último final de semana que o Campeonato Brasileiro 2020 terá início no dia 9 de agosto. Porém o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), garantiu durante entrevista nesta segunda-feira (6) que os clubes do estado não disputarão partidas do Campeonato Brasileiro antes do reinício do estadual.

A resposta da CBF as declarações de João Dória veio ainda no início da noite desta segunda-feira. Uma nota respondendo o governo paulista foi emitida e divulgada no site da entidade futebolística.

Segundo a nota, todos as equipes paulistas da Série A e B aprovaram, em reunião no último dia 25 de junho, o retorno dos campeonatos nacionais nos próximos dias 9 e 8 de agosto, respectivamente.

Na nota, a CBF também informou que, para manter as datas, as equipes concordaram em mandar partidas em outras cidades e estados, caso ainda não tenham liberação para jogar em suas sedes.

Por fim, o comunicado também revelou que os cinco clubes paulistas que disputarão a Série A (Corinthians, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo) entraram em contato com a CBF nesta segunda-feira e reiteraram o planejamento acordado.

Os clubes de São Paulo voltaram aos treinos presenciais na última quarta-feira. Não existe, porém, data marcada para a volta do Campeonato Paulista.

NOTA OFICIAL

Nota Oficial Nota Créditos: CBF

A respeito da declaração do Governador de São Paulo, João Doria, em coletiva nesta segunda-feira, 6, sobre o Campeonato Brasileiro, a CBF afirma que:

1 – Os clubes de São Paulo aprovaram, em reunião no dia 25 de junho, com a presença dos 40 clubes das Séries A e B, as datas de 9 de agosto para o início da Série A do Campeonato Brasileiro e 8 de agosto para início da Série B.

2 – Para preservar estas datas, os clubes concordaram em jogar fora de seus domínios, transferindo o seu mando de campo para outra cidade ou estado caso o seu local de jogo não esteja liberado nas datas de início das competições. Essa decisão foi tomada em votação que contou com o apoio de 19 clubes da Série A, incluindo todos os de São Paulo.

3 – Os clubes de São Paulo disputantes do Campeonato Brasileiro da Série A reafirmaram sua posição em contato com a CBF, nesta segunda-feira, 6. A CBF e a Federação Paulista de Futebol (FPF) estão em permanente sintonia em relação aos temas de interesse do futebol brasileiro.