O lateral Alfredo corta cruzamento na área do Imperador Galvez. Foto/Manoel Façanha.

Série D: Galvez tem 17ª melhor campanha; Rio Branco a 28ª

MANOEL FAÇANHA

Após o fechamento da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D, 32 equipes avançaram para o mata-mata da competição. Conforme dados de Adethson Leite/Números & Estatísticas, a média de gols do torneio é de 2,69 por jogo – 448 partidas e 1.203 gols. O ataque mais positivo do torneio pertence ao Brasiliense-DF. O clube já marcou 32 gols e apresenta média de 2,28 gols por jogo. Aparecidense-GO e Mirassol-SP (31), Ferroviária-SP (30), Gama-DF e Itabaiana-SE (29) aparecem na segunda, terceira, quarta, quinta e sexta posições, respectivamente. Com 26 gols no torneio, o Galvez é o 10º, juntamente com Fast Club-AM, Atlético Alagoinha-BA e Cabofriense-RJ, neste requisito, enquanto o Rio Branco com 17 gols marcados divide com outros quatro clubes a 36ª posição. O Atlético Acreano marcou 15 gols, dividindo com Vilhense-RO, Baré-RR e Afogados-PE a 45ª posição.

Campanhas

A primeira fase da competição fechou com 214 vitórias dos mandantes contra 122 dos visitantes. O torneio ainda apresenta 112 empates. Os números apontam ainda que os donos da casa marcaram 715 gols e os visitantes 488. O Brasiliense-DF, inserido no Grupo 6, apresenta o melhor retrospecto técnico do torneio (79%). Gama-DF (76%) aparece na segunda posição, seguido pelas equipes do Novorizontino (74%), Altos-PI e Ferroviária-SP (71%), respectivamente, na terceira, quarta e quinta posições. O River-PI, adversário do Galvez-AC na próxima fase da competição, aparece com o sexto melhor retrospecto (61%). O Galvez-AC divide com o Floresta-CE, Atlético Alagoinhas-BA e Cascavel-PR a 17ª posição (57%). Já o Rio Branco, com 50% de aproveitamento no torneio, divide com outras cinco equipes a 28ª posição na competição.

Adriano entre os artilheiros

Fechada a primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D, a artilharia do torneio está nos pés do atacante Tiago Marques (Ferroviária-SP). O atleta do clube paulista já marcou 11 gols na competição. Com um gol a menos, aparece Thiago Santos (Itabaiana-SE). Adriano Ferreira (Portuguesa-RJ), Fábio da Silva (América-RN), Gustavo (Cabofriense-RJ) surgem com nove gols. Wallace Pernambucano (América-RN), Zé Eduardo e Lucas (Brasiliense-DF) marcaram oito vezes. O atacante Adriano (Galvez) e outros seis jogadores aparecem na nona posição, todos com sete gols marcados.

Seleção do Grupo 1

Três jogadores de Galvez e Rio Branco estão entre os eleitos da seleção do Grupo 1 do Campeonato Brasileiro da Série D. O pleito foi realizado pela Revista Série Z e o Bragantino-PA lidera o número de indicados, com quatro jogadores: Axel (goleiro), Gabriel (zagueiro), Paulo Tarcio (volante) e Canga (atacante), e mais o técnico Cacaio, seguido pelo Fast Club-AM que emplacou três jogadores na lista: Alisson (zagueiro), Bernardo (lateral direito) e Daivison (atacante). Com o 10º melhor ataque do torneio, o Galvez emplacou entre os selecionados os atacantes Daniego e Adriano. A lista e fechada com o lateral esquerdo Bruce (Rio Branco) e o meia Danrlei (Independente-PA).