Sobreviventes

Dos 64 times que disputaram a fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro deste ano, restam a metade. Exatamente 32 sobreviventes continuam no game, com chances de ascenderem à Série C de 2021. Mas as batalhas agora se configuram mais perigosas. Letais mesmo!

As tolerâncias para os erros, nesse ponto da competição, são quase zero. Se o time que faz o primeiro jogo em casa não conseguir alguma vantagem, por mínima que seja, vai para o jogo da volta praticamente morto. Nesse sentido, pode-se dizer que no jogo da ida todo cuidado ainda é pouco.

No que diz respeito aos times acreanos, ambos decidem a sorte fora de casa. Galvez e Rio Branco se classificaram para a fase mata-mata em terceiro e quarto lugares, respectivamente, no Grupo 1. Essa classificação os colocou em confronto com River e Altos, do glorioso e super quente estado do Piauí.

Do site “chance de gol”, especialista em estatística de futebol, obtenho a informação de que o Galvez tem mais probabilidade do que o rival River para ir às oitavas de final. O referido site dá para o Galvez 54,9% de chances de avançar. Para o River, de acordo com o site, as chances são de 45,1%.

As chances do Rio Branco, entretanto, sempre de acordo com as probabilidades estatísticas projetadas pelo site “chance de gol”, são bem mais modestas do que as do adversário Altos. O clube piauiense aparece na fita com 66,2% de chances, contra 33,8 de chances do time da estrela rubra.

Os prognósticos, é claro, são meros exercícios especulativos. Se baseiam em resultados passados. Retratam uma tendência, mas não tem o poder de prever o futuro com exatidão. Ainda mais em se tratando de futebol, onde qualquer coisa pode acontecer durante os noventa minutos de um jogo.

Se dependesse da minha torcida, todos os quatro times remanescentes do Grupo 1 (Bragantino, Fast, Galvez e Rio Branco) eliminariam os seus adversários (pela ordem, Juventude Samas-MA, Moto Club-MA, River-PI e Altos-PI). Nesse caso, a região Norte daria mais um passo rumo à Série C.

No meu entender, é preciso que os times da região Norte ganhem mais representação nos campeonatos brasileiros. Neste momento, são apenas três times (Remo, Paysandu e Manaus) deste lado ao país na Série C. E nenhum representante nas séries B e A. Esse mapa precisa ser melhor preenchido.

É isso. Como diriam os antigos romanos, no tempo em que o futuro podia ser lido nas vísceras de determinados pássaros, alea jacta est. A sorte está lançada para 32 concorrentes. Daqui a pouco serão apenas 16. Depois, somente oito. Até que restem quatro sobreviventes. Morituri te salutant!