Vítima da covid-19, faleceu na madrugada desta sexta-feira (18), no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (INTO-ACRE), o ex-secretário adjunto de Esporte do governo Tião Viana, o desportista Petronilo Lopes Rodrigues Filho, o Pelezinho, de 46 anos.
Pelezinho era de origem humilde e, antes da sua militância política pelo Partido dos Trabalhadores (PT), ganhava o pão da família na função de sapateiro, profissão essa que exerceu até pouco antes da sua morte, após deixar a administração pública.
Na carreira pública, Pelezinho, no primeiro governo do petista Tião Viana, respondeu como diretor do Programa Luz para Todos no Acre. Em 2014, ele assumiu a pasta de secretário-adjunto de Esportes em substituição ao professor Mauro de Deus, e, após deixar o cargo, ficou lotado na mesma secretaria, auxiliando a professora Shirley Santos, sua sucessora, na direção do desporto estadual.
Bastante triste, a professora Shirley Santos lamentou a perda do amigo e escreveu: “É lamentável perder mais uma pessoa para o vírus. De muitos amigos que já se foram, o esporte social perdeu um dos grandes defensores.
O ex-senador petista, o jornalista Aníbal Diniz, numa postagem, também escreveu sobre a partida do amigo e correligionário: “Vá em paz, Pelezinho! Que Deus o acolha em seu Reino Eterno! Aos familiares e amigos, minha solidariedade e votos de que recebam a consolação do Espírito Santo!”.
No mundo futebolístico, Pelezinho atuou no futebol amador (Flamengo do João Eduardo) e ainda teve uma curta passagem pela equipe do Andirá na década de 1990, clube que presidiu de 2014-2017.
Pelezinho, que era hipertenso, também disputou as duas últimas eleições para os cargos de deputado estadual (2018) e vereador (2020), respectivamente, mas não obteve sucesso. Atualmente, o ativista político fazia parte da equipe de assessores do deputado estadual Daniel Zen (PT-AC).
Na manhã desta sexta-feira (18), o Andirá EC e o Partido dos Trabalhadores emitiram nota de pesar pela morte do ativista político e dirigente esportivo.
NOTA DE PESAR DO PT/ACRE – Choramos a sua perda, companheiro Pelezinho!
Foi brilhar mais longe, perto de Deus, nosso criador, o companheiro Pelezinho. Um craque da vida, nasceu Petronilo Lopes Rodrigues Filho, mas, para sempre será o companheiro Pelé.
Militante atuante e presente nas lutas sociais, amava sua profissão de sapateiro, seu clube Flamengo e se orgulhava de ser petista.
O nosso amado Pelezinho, Secretário-Geral do PT/AC, foi levado aos braços do pai, na madrugada desta sexta-feira, 18. Como sempre fez ao longo da vida, lutou bravamente para continuar entre nós. Quis Deus que ele fosse para o seu lado.
Choramos a sua perda, companheiro Pelezinho!
Pelezinho era um bom marido, pai dedicado e avó carinhoso, um exemplo real do companheirismo, um ser humano raro e valoroso, sempre disposto a ajudar todos que buscassem seu auxílio.
Defensor da periferia, amava a sua comunidade – a Baixada da Sobral – e, por acompanhar a realidade de muitos, nos ensinava a importância de estarmos conectados com as pessoas que mais precisam.
Pelezinho, agora, é uma estrela que fará companhia ao Lhé, ao Chico Mendes e a tantos outros companheiros e companheiras que viveram, lutaram e deixaram na história o sonho de uma sociedade com justiça social.
Avante companheiro! Vá em paz e olhai por nós. Seguiremos na luta por justiça e equidade, lembrando sempre de seu legado, de sua luta pelos menos favorecidos, pelos que não tem, pelos que mais precisam.
Direção Estadual do PT/Acre