MANOEL FAÇANHA
Mirassol-SP, Novorizontino-SP, Picos-PI e Floresta-CE são os novos integrantes do Campeonato Brasileiro da Série C. Os quatro times não somente garantiram o acesso após eliminarem as equipes do Aparecidense-GO, Fast Club-AM, Marcílio Dias-SC e América-RN, respectivamente, neste final de semana, mas também, fazem as semifinais do torneio: Novorizontino-SP x Floresta e Altos-PI x Mirassol-SP.
O primeiro clube a carimbar o acesso foi o Mirrasol-SP, após nova vitória sobre o Aparecidense-GO. O clube paulista já havia vencido a primeira partida no interior paulista por 2 a 1, voltando a derrotar o time goiano no último sábado (9), na casa, por 3 a 2.
Outros três clubes carimbaram o acesso somente neste domingo (10). No interior de São Paulo, o Novorizontino-SP voltou a vencer o Fast Club-AM. No primeiro jogo, realizado na Arena Amazônia, na cidade de Manaus-AM, o Tigre já havia vencido por 1 a 0. No jogo da volta, ocorrido no interior de São Paulo, a equipe paulista enfiou 3 a 0 no Rolo Compressor.
Outras duas vagas foram definidas em confrontos ocorridos no nordeste brasileiro. No interior do Piauí, a equipe do Picos, após empatar fora de casa contra o Marcílio Dias-SC por 1 a 1, venceu o jogo da volta por 5 a 1, assim colocando a mão no acesso. Na bela cidade de Natal, o América-RN entrou em campo precisando vencer o Floresta-CE, após derrota no primeiro confronto por 2 a 0, mas não conseguiu o objetivo, assim com o time cearense fazendo história em plena Arena das Dunas, após arrancar um empate por 1 a 1 contra o Mecão.
Fórmula de disputa
O Campeonato Brasileiro da Série D contou com 64 clubes na temporada 2020. Os participantes foram divididos entre oito grupos. As equipes se enfrentam entre si em turno e returno, gerando 14 rodadas e avançando os quatro primeiros de cada chave. A partir daí, as fases foram disputadas em mata-mata até se conhecer os semifinalistas.
Galvez foi o melhor acreano
O futebol acreano contou com três representantes no Campeonato Brasileiro da Série D-2020. O Galvez fez a melhor campanha entre os clubes locais, caindo somente nas oitavas-de-final para o América-RN. O Rio Branco aparece logo depois, após eliminação na segunda fase da competição. O Galo Carijó fez campanha pífio, ficando na última posição da sua chave e sem nenhuma vitória em 14 jogos disputados.