Bolsonaro sanciona lei que pode acabar com as representatividades de atletas

O governo Jair Bolsonaro sancionou nesta segunda-feira (11) a Lei 14.117/2020, que extingue as principais fontes de receita das duas maiores entidades sindicais de atletas profissionais do país. O ato representa um ataque à representatividade sindical dos profissionais.

Conforme o artigo 57 da Lei 9.615/1998, revogado por Bolsonaro, a Federação das Associações de Atletas Profissionais (Faap) deixará de receber um repasse de 0,5% do salário mensal dos atletas e 0,8% do valor correspondente às transferências nacionais e internacionais, enquanto a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) não terá mais direito a 0,2% do valor correspondente a uma transferência.

Esses recursos eram destinados a Faap com finalidade de auxiliar atletas e sobretudo ex-atletas de futebol, com bolsas de estudos, auxílios saúde, alimentação e funeral e assistência para que eles consigam contribuir para a previdência social.

O projeto tramitou na Câmara dos Deputados desde abril de 2020. O relator da matéria foi o deputado Marcelo Aro (PP-MG) que é também diretor de Relações Institucionais da CBF.

Clube do Remo garante acesso

Após 13 anos de espera, o Clube do Remo está de volta à Série B do Campeonato Brasileiro. O acesso teve sabor mais que especial, pois foi conquistado neste final de semana numa vitória sobre o arquirrival Paysandu por 1 a 0. Na rodada, o Leão foi beneficiado com o empate entre Londrina-PR X Ypiranga-RS por 1 a 1.

Por outro lado, o arquirrival Paysandu terá missão quase impossível. O Papão vai ao Sul, precisamente a cidade de Erechim, precisando somar pontos contra o Ypiranga-RS, e ainda torcer para o Leão paraense vencer no Mangueirão o Londrina-PR.

Diretor do Sport-RJ chuta o balde

Após a derrota para o Palmeiras, pela 29ª rodada do Brasileirão, ocorrida no último sábado, na Ilha do Retiro, o diretor de futebol do Sport, Augusto Caldas, não mediu críticas à arbitragem.

Em matéria publicada no site futebolinterior.com.br (conteúdo escrito e vídeo da entrevista coletiva do diretor), Caldas reclamou de dois pênaltis não marcados para o clube pernambucano durante a partida contra o clube paulista e lembrou de erros em partidas anteriores. O dirigente também levantou a suspeita de uma proteção por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aos clubes do Rio de Janeiro.

AS CURTINHAS

OS clubes profissionais que se virem para buscar receita. O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta segunda-feira (11) Lei 14.117/2020, onde no texto original, ele optou por vetar o congelamento do Profut durante a pandemia.

O CLUBE do Remo conseguiu acesso com uma campanha de 11 vitórias, oito empates e quatro derrotas, com 27 gols marcados e 14 gols sofridos.

O FAST Club-AM voltou a sofrer novo revés sobre o Novorizontino-SP, não conseguindo, assim, o sonhado acesso para fazer companhia ao rival Manaus-AM.

O PROFESSOR Edson Maria (Som), ex-técnico Humaitá, Vasco da Gama e Juventus, foi nomeado novo coordenador de desporto do município de Rio Branco.

BOM dia!