Foto/Gaspar Nóbrega/VIPCOMM

Brasil e Colômbia: vale vaga nas semifinais

Na história dos confrontos entre as duas seleções, o Brasil conquistou 15 vitórias em 25 jogos disputados

banner-logo-araujoRio Branco, AC – Brasil e Colômbia disputam na tarde desta sexta-feira, às 15h local, na Arena Castelão, uma vaga as semifinais da Copa do Mundo/2014.

As duas seleções estão invictas no torneio. Na história dos confrontos entre os dois países, o Brasil conquistou 15 vitórias dos 25 jogos disputados. Oito partidas terminaram empatadas e outras duas com vitórias colombiana. A seleção brasileira marcou 55 gols e tomou apenas 11, saldo de 44 gols.

Brasil e Colômbia jamais ficaram frente à frente numa disputa de Copa do Mundo. Os brasileiros já participaram de 20 mundiais (todos) e os colombianos estão chegando apenas ao quinto.

Com cinco títulos mundiais, o Brasil já fez 101 jogos em copas, com 69 vitórias, 17 empates e 15 derrotas, somando ainda 218 gols a favor e 91 contra. Os colombianos jamais chegaram tão longe num mundial e, pela primeira vez, disputam um confronto de quartas de final. Em cinco mundiais, os colombianos entraram em campo por 17 vezes, com sete vitórias, dois empates e oito derrotas, marcando 25 gols e levando a mesma quantidade.

Foto/Gaspar Nóbrega/VIPCOMM
Foto/Gaspar Nóbrega/VIPCOMM

Equilíbrio

Nos últimos cinco jogos, o Brasil leva uma pequena vantagem, o selecionado canarinho venceu uma e empatou outras quatro. A última vitória brasileira ocorreu em 07 de setembro/2003, com um triunfo, fora de casa, por 2 a 1, em jogo realizado na cidade Barranquilla, pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2006.

Sem mistério

O zagueiro Thiago Silva e o técnico Luiz Felipe Scolari foram os únicos da delegação da Seleção Brasileira a estar no Castelão nesta tarde, suficiente para o treinador acabar confirmando a entrada de Paulinho no lugar do suspenso Luiz Gustavo contra a Colômbia, nesta sexta-feira. Mas, mesmo sem mistério na escalação, o treino foi fechado.

Foto/Gaspar Nóbrega/VIPCOMM
Foto/Gaspar Nóbrega/VIPCOMM

O técnico confirmou o time ao dizer que o zagueiro Henrique em substituição ao contestado Fred não passa de uma opção para o decorrer do jogo.

Desta forma, sem Luiz Gustavo, vetado por ter recebido dois cartões amarelos, o Brasil enfrenta a Colômbia, com: Júlio César; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Fernandinho, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar.

Manoel Façanha