Em levantamento baseado apenas em estatísticas, Fifa divulga equipe ideal da Copa do Mundo com Oscar e Thiago Silva. Volante alemão Kroos tem os melhores números
Rio de Janeiro – Sem Messi, dono da Bola de Ouro, a Fifa divulgou a última atualização da seleção da Copa do Mundo, nesta segunda-feira, com os brasileiros Oscar e Thiago Silva. Além disso, cinco campeões com a Alemanha estão na equipe ideal do Mundial: o goleiro Manuel Neuer, o zagueiro Mats Hummels, o lateral Philipp Lahm (como meio-campista), o atacante Thomas Müller e o volante Toni Kroos – esse o dono dos melhores números da competição.
Os números não têm qualquer relação com a premiação da Fifa divulgada neste domingo, com base na análise do Grupo de Estudos Técnicos da FIFA (TSG). Vice-campeão com a Argentina, Messi ganhou a Bola de Ouro, de melhor jogador, e o francês Pogba foi considerado a revelação da competição. Mesmo assim, nenhum deles esteve na lista divulgada nesta segunda-feira, baseada nas estatísticas.
Com nota de 9,46, o craque do Mundial, por exemplo, foi considerado apenas o 11º no ranking de estatísticas, atrás até mesmo do francês Benzema (que também não está na seleção). A melhor avaliação foi de Toni Kroos (9,79), seguido pelos holandeses Robben (9,74) e De Vrij (9,7), ambos na seleção da Fifa – o argentino Marcos Rojo e o colombiano James Rodríguez completam a lista da seleção ideal.
Diante da campanha frustrante, com a quarta colocação, após duas derrotas seguidas (sendo uma a goleada por 7 a 1 para a Alemanha), o Brasil teve Oscar e Thiago Silva na seleção. Sem participar da reta final da competição, Neymar terminou com apenas a 16ª melhor média. David Luiz também caiu consideravelmente e, de acordo com as estatísticas, foi o 13º melhor da Copa do Mundo.
Usado anteriormente nas edições de 2009 e 2013 da Copa das Confederações e no Mundial de 2010, o índice mede itens como passe, desarme e movimentação em campo e uma equipe avalia se esses números influenciaram positivamente ou negativamente nas jogadas de gols da partida. Com as estatísticas em mãos, os analistas dão notas de 0 a 10 para cada jogador, e as melhores médias por posição resultam na seleção da Fifa.
GloboEsporte.com