MANOEL FAÇANHA
Tido, para muitos, como um dos principais nomes da maior conquista do Rio Branco Football Club, a Copa Norte de 1997, o técnico Marcelo Altino, de 77 anos, sofreu na manhã dessa quinta-feira (20) um grave acidente. O fato ocorreu antes das 10h da manhã, precisamente na rua Rio de Janeiro, segundo informou o cronista esportivo Ecimairo de Carvalho (TV5). Altino estava sentado numa das cadeiras do coletivo, mas com o braço direito para fora do ônibus, quando o coletivo teve uma leve coalização com outro automóvel de grande porte e o braço do técnico foi atingido.
O motorista do coletivo, ao verificar a gravidade do acidente, parou o veículo e acionou uma unidade do Samu pra prestar atendimento médico ao experiente treinador. Mesmo com forte dores, o técnico Marcelo Altino se manteve lúcido durante o atendimento médico realizado pelos profissionais de saúde e, logo depois, foi encaminhado ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, onde passou por uma cirurgia e se recupera num dos leitos da unidade pública de saúde.
No futebol local, além da conquista do Copa Norte, Marcelo Altino ainda levou o Rio Branco ao título estadual de 1997. Fora do Estrelão, o profissional acabou fazendo história no modesto AD Vasco da Gama, ao comandar o clube na conquista do título estadual de 2001, justamente numa final contra o Rio Branco, onde no mesmo dia, venceria o ex-clube no tempo normal e prorrogação.
De origem carioca, Marcelo Altino tem passagens, além de Rio Branco e Vasco da Gama, pelas equipes do Atlético Acreano, Independência, Náuas, Plácido de Castro, São Francisco, Humaitá, Alto Acre e AC Juventus. O profissional também trabalhou no futebol de Rondônia, Amazonas, Goiás, Pará, Tocantins, Maranhão, Roraima, além de futebol boliviano, peruano e equatoriano. O último trabalho de Marcelo Altino ocorreu na temporada de 2020, quando iniciou a preparação das equipes de base do Rio Branco.