Apesar de optar pelo afastamento das entidades classistas, Façanha segue na crônica esportiva. Foto/Sérgio Vale

Fim de mais um ciclo

Há pouco mais de dois anos, após deixar o cargo de vice-presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Acre (Acea), eu manifestei para alguns colegas a minha intenção de também deixar a direção da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace), fato esse concretizado dia 12 de novembro, quando ocorreu na cidade de Campinas-SP o processo eleitoral da entidade.

Quero dizer que a minha vida de dirigente associativo da crônica esportiva começou no final da década de 1990, quando, a convite do cronista esportivo Chico Pontes, passei a colaborar com o trabalho de credenciar os nossos cronistas na Abrace. Os anos se passaram e fui provocado a assumir a direção da Acea, provocação essa aceita. O primeiro trabalho foi construir o novo estatuto para a entidade e, posteriormente, a realização das eleições para a nova diretoria e ainda a construção do site da entidade.  

Em assembleia geral realizada em dezembro 2003, cronistas esportivos aprovaram novo estatuto da Acea. Da esquerda para a direita: Alberto Casas, Manoel Façanha, Francisco Dandão e Campos Pereira. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Em 2004, a Acea apresentou o layout do site da aceaesportes.com.br
Confira algumas das credenciais adotadas pelas gestões da Acea, Abrace e Aips América.

17 congressos 

O presidente Aderson Maia com cronista esportivo Manoel Façanha (Acea) em 2004. Foto/Francisco Dandão.
No congresso de Corumbá-MS, ocorrido em 2005, o cronista esportivo Manoel Façanha ficou emocionado com o convite do presidente Aderson Maia para ele prestar uma homenagem para o saudoso narrador esportivo Fiori Gigliotti. Foto/Acervo Manoel Façanha

Na busca de interagir com a crônica esportiva nacional tive então o prazer de participar do meu primeiro congresso da Abrace durante o ano de 2004, precisamente na cidade de João Pessoa-PB. Lembro-me que foi o meu primeiro contato pessoal com o saudoso presidente Aderson Maia e outras dezenas de cronistas esportivos do país, alguns já falecidos. A partir daí participei de outros 15 congressos (2004-2018), um deles, internacional (Aips América), ocorrido na cidade de Manaus-AM, no mês de setembro de 2012. Também na cidade de Manaus-AM tive o prazer de marcar presença nos Jogos da Aips América, ocorrido no mês de março de 2018. Todas essas experiências tenho guardadas com alegria a sete chave nos meus arquivos pessoais, assim como parte da história esportiva acreana das últimas duas décadas.

Cronistas esportivos brasileiros reunidos durante congresso da Aips/América na cidade de Manaus em 2012. Foto/Antônio Assis.

Nesta minha participação em 17 congressos (grande parte das despesas de deslocamento foram pagas com o dinheiro do meu próprio bolso), os cronistas esportivos Francisco Dandão e Alberto Casas me acompanharam por 11 oportunidades cada. Também tive o prazer de dividir esses momentos de aprendizado e intercâmbio com outros companheiros da crônica esportiva local: Raimundo Afonso Gomes (3), Gabriel Rotta (2), Zezinho Melo, Deise Leite e Ramiro Marcelo (1). Quero dizer ainda que foram congressos maravilhosos que colaboraram para o fortalecimento da organização da categoria, vínculo de grandes amizades e forte intercâmbio de aprendizado. Também num destes congressos, eu, Francisco Dandão e Alberto Casas, tivemos como companheiro de delegação em 2011, na cidade de Palmas-TO, o jornalista Augusto Diniz, profissional do sul do país que escreveu por mais de 10 anos crônicas/matérias nos jornais O Rio Branco e Opinião.

Trabalho realizado

Neste período de mais de duas décadas atuando como dirigente associativo sempre trabalhei em prol da organização da categoria, do fortalecimento político da entidade e na defesa dos direitos dos associados e, na maioria das vezes, usei recursos do meu próprio bolso para pagamentos de despesas (gasolina, celular, material de escritório…). No entanto, o trabalho, não somente meu, mas de vários companheiros, contribuiu para o fortalecimento da nossa Acea. Neste mesmo período, várias atividades foram desenvolvidas em prol do esporte acreano, entre elas, o Torneio da Imprensa, Prêmio Destaque Campos Pereira (2005-2012), publicação de livros, parcerias com entidades esportivas para a realização de eventos, inclusive, alguns deles de nível nacional, entre outras atividades desenvolvidas pela crônica esportiva.

Em 2005, a Acea, com apoio da prefeitura de Rio Branco, sorteou uma moto para o torcedor. Na imagem, o vice-prefeito Eduardo Farias, Assis Boiau e o presidente Manoel Façanha. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Solenidade de abertura do Torneio Início do Campeonato Acreano 2007. Foto/Odair Leal
A criação do Prêmio Destaque Esportivo Campos Pereira foi uma das bandeiras da primeira gestão do cronista Manoel Façanha na Acea. Foto/Manoel Façanha
Os jornalistas Augusto Diniz, Francisco Dandão e Manoel Façanha durante o lançamento do livro: “Três Cronistas na Grandearea.com”, em 2014, na Livraria Paim. Foto/Acervo Manoel Façanha.

Trajetória na Abrace

Lembro-me ainda que, o então presidente da Abrace, Aderson Maia, um cronista esportivo/jurista pra lá de carismático, me nomeou no meu primeiro congresso ao cargo de delegado da Abrace (2004-2009) e, posteriormente, satisfeito com o meu trabalho, fui convidado a fazer parte da sua chapa para o cargo de conselheiro fiscal em duas eleições vitoriosas (2009-2013; 2013-2017). Na penúltima eleição da entidade, a convite do ex-presidente Kleiber Beltrão, fui indicado a fazer parte da sua chapa na pasta de vice-presidente Norte da Abrace (2017-2021).

Aderson Maia e Manoel Façanha comemoram mais uma eleição vencida na Abrace em 2013. Foto/Antônio Assis.
Certificado da  última participação do cronista esportivo Manoel Façanha  em congressos da Abrace.

Foro íntimo

No entanto, resolvi, por questões de foro íntimo, cumprir com a promessa estabelecida lá atrás e encerrar a minha trajetória como dirigente associativo de classe e, ao mesmo tempo, aproveitar para comunicar o fato à sociedade. Quero dizer ainda que fecho minha participação neste movimento classista com a consciência tranquila de ter deixado um legado de serviços prestados para as entidades e também para a sociedade, principalmente para aqueles que militam no desporto. Nesse período, foram anos de lutas, de conquistas, de reconhecimento, mas entendo que a minha missão agora é outra, apesar de ainda continuar fazendo parte da crônica esportiva, mas apenas na figura de um simples associado e contribuindo, dentro da minha realidade, com a divulgação das atividades esportivas.

O cronista esportivo Manoel Façanha durante fechamento de pauta no estádio Arena da Floresta. Foto/Sérgio Vale.

Boa sorte!

Então, era isso. No mais, quero aproveitar para desejar uma feliz gestão ao cronista esportivo Artur Eugênio (Campinas-SP) e demais integrantes da sua chapa e, ao mesmo tempo, dizer que o fortalecimento da nossa categoria se faz com trabalho árduo, persistência e diálogo, algo nada fácil para os dias atuais.

Confira abaixo imagens dos congressos da Abrace (2004-2018) e também de algumas atividades desenvolvidas pela Acea 

João Pessoa/PB-2004

Manoel Façanha vota para a escolha da próxima sede do Congresso da Abrace em 2004. Foto/Francisco Dandão
O mestre Francisco Dandão durante plenária do Congresso da Abrace-2004. Foto/Manoel Façanha
No auditório do Hotel Caiçara, os presidentes Aderson Maia (Abrace) e Jorge Vital (ABCD) durante encontro de cronistas esportivos  ocorrido na cidade de João Pessoa-PB. Ao fundo aparece o cronista esportivo Edipsom Morbeck (MT), sócio fundador da Abrace. Foto/Manoel Façanha.
Em 2004, Dudu e Dandão posam para fotografia no congresso de cronistas esportivos, ocorrido na cidade de  João Pessoa-PB. Foto/Manoel Façanha.
Em 2004, Eduardo Monteiro de Paula (Dudu) e Manoel Façanha durante congresso de cronistas esportivos em João Pessoa-PB. Paulo Roberto (camisa amarela do lado esquerdo) observa. Foto/Francisco Dandão.
O presidente anfitrião, João Camurça observa o presidente Manoel Façanha (Acea) prestando relatório na assembleia geral da Abrace. Foto/Francisco Dandão.
Os cronistas esportivos João Camurça, Manoel Façanha, Edipsom Morbeck (MT), e Valdir Correia (MG) durante passeio de barco no litoral norte da Paraíba. Foto/Francisco Dandão.
Dezenas de cronistas esportivos assistiram o pôr do sol na Praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel. Foto/Manoel Façanha.
Em 2004, no litoral Norte da Paraíba, Francisco Dandão, Aderson Maia, Manoel Façanha e Valter Fernandes (RO) se confraternizam durante o  último dia de Congresso da Abrace. Foto/Acervo Manoel Façanha.
 Fac símile do Jornal O Rio Branco de março de 2004

Corumbá-MS – 2005

Solenidade de abertura do congresso da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos, ocorrida em Corumbá-MS, em 2005. Foto/Manoel Façanha.
Em clima de confraternização, o presidente Aderson Maia com os cronistas esportivos Fiori Gigliotti, Manoel Façanha e Francisco Dandão. Foto/Alberto Casas
O cronistas esportivo Alberto Casas com o lendário Fiori Gigliotti e o cearense Carloto. Foto/Manoel Façanha
Em 2005, o quarteto de cronistas esportivos formado por Francisco Dandão, Mário Henrique (MG), Alberto Casas e Manoel Façanha posam para foto no  congresso de Corumbá. Foto/Manoel Façanha.
Mesa da plenária do congresso de Corumbá-MS-2005. Toninho (editor de Esporte do O Globo), Vicentti Datolli (diretor da Abrace), Sérgio Xavier (editor da Revista Placar) e Sidney Garomboni (editor do Globo Esporte). Foto/Manoel Façanha
O narrador esportivo Mário Henrique (Rádio Itatiaia-MG), hoje deputado estadual por Minas Gerais, faz a narração de um gol do Galo Mineiro durante o congresso de Corumbá-MS. Vicentti Datolli (RJ), Aderson Maia (CE), Fiori Gigliotti (SP) e Ramão Cabreira escutam atentamente. Foto/Manoel Façanha
O cronista esportivo Manoel Façanha, a convite do presidente Aderson Maia (Abrace), entregou comenda para o lendário narrador esportivo Fiori Giglioiti. Foto/Francisco Dandão.
A plenária do congresso de Corumbá-MS estava lotada. Foto/Manoel Façanha.
O presidente Manoel Ramos mais uma vez representou a crônica esportiva piauiense. Foto/Manoel Façanha.
Congresso de Corumbá-MS ocorreu nas instalações do “Gold Fish”, próximo ao rio Paraguai. Foto/Manoel Façanha
O jornalista Francisco Dandão durante o congresso de Corumbá não perdeu tempo e entrevistou durante passeio de barco pelo rio Paraguai  o repórter de pista Roberto Miranda, profissional que trabalhou na crônica esportiva acreana na década de 1980. Foto/Manoel Façanha
Congressistas realizaram um tour em luxuoso barco pelo rio Paraguai. Foto/Manoel Façanha.
Fac símile do Jornal O Rio Branco de março de 2005

Joinville-SC – 2006

Congresso de Joinville-SC contou com a presença feminina da jornalista petista Soninha (Folha de São Paulo) e da comentarista Maria Ruiz (Band).  Aderson Maia, Vicentti Datolli e José Mira também fazem parte da mesa. Foto/Manoel Façanha
Os cronistas esportivos Francisco Dandão e Manoel Façanha pelo terceiro ano seguido representaram o Acre no congresso da Abrace. Foto/Acervo Manoel Façanha
Manoel Façanha prestando contas das atividades da Acea durante congresso da Abrace em 2006, na cidade de Joinville. Foto/Francisco Dandão
Os congressistas Soninha (SP) e Manoel Façanha (Acea) durante congresso de Joinville-SC. Foto/Francisco Dandão.
O doutor e cronista esportivo João Zanforlin, advogado que representava o Corinthians, palestrou durante o congresso de Joinville-SC. Foto/Manoel Façanha.
Congressistas posam para foto de encerramento do congresso de Joinville-SC. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Em 2006, cronistas esportivos visitaram a cidade catarinense de São Francisco do Sul-SC, a terceira mais antiga do país. Foto/Manoel Façanha.

Aracaju/SE – 2007

Solenidade de abertura do congresso brasileiro de cronistas esportivos ocorrido na cidade de Aracaju-SE, em 2007. Foto/Manoel Façanha
No congresso de Aracaju-SE, o cronista esportivo José Eugênio de Jesus foi homenageado pela Abrace pelos 70 anos de dedicação ao rádio. Na vida, ele foi gráfico, linotipista, professor e, já aposentado, virou escritor e faleceu em 2017. Foto/Manoel Façanha.
Imagem da plenária do congresso de Aracaju-SE. Foto/Manoel Façanha
Carlos Magalhães, o “Magá”, não somente palestrou sobre a terceirização no rádio brasileiro durante o congresso de Sergipe, mas também foi um dos homenageados pela Abrace para a alegria de Aderson Maia e José Eugênio. Foto/Manoel Façanha
Alberto Casas, Zezinho Melo e Manoel Façanha na plenária do congresso de Aracaju-SE. Foto/Acervo Manoel Façanha
Alberto Casas e Manoel Façanha posam com a bandeira da Acea no congresso de Aracaju. Foto/Manoel Façanha.
Os amigos abracianos Garrincha e Carlos Castilho durante café da manhã no congresso de Aracaju-SE. Foto/Manoel Façanha
O diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, palestrou durante o congresso da Aracaju. Foto/Manoel Façanha
Manoel Façanha e o ex-árbitro Sidrack Marinho durante congresso de Aracaju-SE. Foto/Alberto Casas
Os cronistas esportivos Dudu e Paulo Roberto apresentam proposta da candidatura de Manaus-AM para o congresso da Abrace-2008. Foto/Manoel Façanha.
Os cronistas esportivos Carlos Castilho (PA) e Alberto Casas (AC) com os dançarinos do Boi-Bumbá na apresentação da proposta da candidatura amazonense para sediar o congresso da Abrace de 2008. Foto/Manoel Façanha.
Seleção da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace) de 2007. Os acreanos Zezinho Melo (antepenúltimo em pé) e Manoel Façanha (terceiro agachado) fizeram parte da equipe. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Os congressistas Aderson Maia (CE), Carlos Alves (AP), Zezinho Melo (AC) e Carlos Castilho (PA) durante visita ao Xingó Parque Hotel. Foto/Manoel Façanha.
No embarque para o passeio pelas águas do rio São Francisco até a Gruta do Talhado, Ritinha, Garrincha e o presidente Aderson Maia. Foto/Manoel Façanha.
Tripulação do barco para o passeio pelas águas do rio São Francisco até a Gruta do Talhado. Foto/Manoel Façanha
Os botafoguenses Garrincha e Zezinho Melo em passeio pelo Rio São Francisco. Foto/Manoel Façanha
Vista panorâmica do Cânion do Xingó – Canindé de São Francisco. Foto/Manoel Façanha

Manaus /AM – 2008

A cidade de Manaus-AM recebeu o 34º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos, em 2008. Foto/Manoel Façanha
Plenária do 34º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos, em Manaus-AM em 2008. Foto/Manoel Façanha
Mais uma imagem da plenária do 34º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos, em Manaus-AM/2008. Foto/Manoel Façanha
Na plenária do congresso de Manaus-AM: Manoel Façanha, Francisco Dandão e Alberto Casas. Foto/Manoel Façanha.
O presidente Manoel Façanha durante prestação de relatório das atividades da Acea. Foto/Francisco Dandão.
No “fundão” da plenária, cronistas esportivos adiantam a pauta do dia. Na imagem Carlos Castilho (PA) e Givaldo Batista (SE). Foto/Manoel Façanha.
No ano das Olimpíadas de Pequim 2008, Consul chinês palestra no congresso de Manaus-AM. Foto/Manoel Façanha
Congressistas visitam o Teatro Amazonas. Da esquerda para a direita: Manoel Façanha, Alberto Casas, Francisco Dandão, Manoel Ramos e (…). Foto/Acervo Manoel Façanha.
Congressistas visitam o teatro Amazonas e ficam atentos as explicações de um funcionário. Foto/Manoel Façanha
Seleção da Abrace enfrentou no estádio da Colina, em Manaus-AM, combinado local.  Manoel Façanha é o penúltimo agachado. Foto/Acervo Pessoal Manoel Façanha.

Fortaleza/CE – 2009

O jornalista global Francisco José, ex-presidente da Abrace, recebeu homenagem no congresso de Fortaleza-CE, em 2009. Na mesa aparecem Edilson Alves, Aderson Maia e Sérgio Pontes. Foto/Manoel Façanha.
Congresso da Abrace – Fortaleza-CE/2009. Da esquerda para a direita: Alberto Casas, Manoel Façanha, Deise Leite e Ramiro Marcelo. Foto/Acervo Manoel Façanha.
O presidente Ramiro Marcelo (Acea) liderou a delegação do Acre durante o congresso de Fortaleza-CE . Foto/Manoel Façanha.
Três cronistas esportivos representaram o Mato Grosso no congresso de Fortaleza-CE. Foto/Manoel Façanha
Garrincha (PI) prestigiando os amigos acreanos Alberto Casas, Deise Leite, Manoel Façanha e Ramiro Marcelo. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Em 2009, o presidente Aderson Maia conduz mais uma eleição para escolha da sede do Congresso da Abrace. Edilson Alves (CE), João Pedro (GO), Severino Rosa (AL) e Jair (ES). Foto/Manoel Façanha
Imagem da plenária do segundo dia de congresso de Fortaleza-CE. Foto/Manoel Façanha
Delegação acreana no congresso de Fortaleza: Da esquerda para a direita: Ramiro Marcelo, Alberto Casas, Deise Leite e Manoel Façanha. Foto/Acervo Manoel Façanha
Francisco José sendo ladeado pelos cronistas esportivos Manoel Façanha e Deyse Leite. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Numa folga da plenária, Antônio Coca (MS), Deyse Leite e Alberto Casas (AC) posam para fotografia com Francisco José. Foto/Manoel Façanha.
O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, palestrou durante o congresso de Fortaleza-CE. Foto/Manoel Façanha.
Nova diretoria da Abrace (2009-2013). Da esquerda para a direita: Manoel Ramos, Roberto Silva, Eraldo Leite, Aderson Maia, Carlos Castilho, Paulo Nogueira e Antônio Carlos. Foto/Manoel Façanha
Praia das Fontes, localizada no município de Beberibe-CE, recebeu a visita dos congressistas. Foto/Manoel Façanha.

Belo Horizonte/MG – 2010

Manoel Façanha e Francisco Dandão atentos a solenidade de abertura do congresso de Belo Horizonte-MG. Foto/Antônio Assis
Antes do início da plenária, os cronistas Manoel Façanha e Carloto estão atentos a lista de filiados dos quadros da Abrace. Foto/Antônio Assis
No congresso de BH, o comentarista Paulo Cesar Vasconcellos (D) foi um dos palestrantes do evento. Foto/Manoel Façanha.
No congresso de BH, o técnico Vanderlei Luxemburgo palestrou aos congressistas e falou da sua história de vida. Foto/Antônio Assis
O presidente Aderson Maia durante leitura de resolução no congresso de BH. Os cronistas esportivos Lóris Baena e Eraldo Leite (RJ) escutam atentamente as orientações. Foto/Antônio Assis
No congresso de BH, o presidente da Associação dos Cronistas Esportivos de Minas Gerais (MG), Luiz Carlos Cruz, fala durante solenidade de abertura. Foto/Antônio Assis
O cronista esportivo carioca Lóris Baena recebeu homenagem do presidente Carlos Cruz (MG) durante congresso da Abrace. Foto/Antônio Assis
O presidente Aderson Maia concede entrevista para o cronista esportivo pernambucano Pedro Luís. Foto/Antônio Assis.
Imagem panorâmica da cidade de Ouro Preto (MG). Foto/Antônio Assis
Ritinha, Aderson Maia e João Camurça visitando a cidade de Ouro Preto (MG). Foto/Antônio Assis
Seleção da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace) em jogo realizado na cidade de Ouro Preto (MG). Foto/Antônio Assis
Seleção de Minas Gerais reforçada com alguns cronistas de outros estados em jogo realizado na cidade de Ouro Preto (MG). Foto/Antônio Assis

Palmas/TO – 2011

Presidente Aderson Maia discursa durante abertura do Congresso de Palmas-TO. Foto/Antônio Assis
Os cronistas esportivos Gil Correia, Aderson Maia e Salomão Venceslau conversam com autoridades tocantinenses. Foto/Antônio Assis.
Pela terceira vez, o trio de cronistas esportivos formado por Manoel Façanha, Alberto Casas e Francisco Dandão representaram o Acre no congresso da Abrace. Foto/Antônio Assis.
As delegações do Acre, Rondônia, Paraná e Mato Grosso durante jantar de abertura  do congresso de Palmas-TO. Foto/Antônio Assis.
O saudoso cronista esportivo Salomão Venceslau (vice-presidente da Aceto) faz convite para o baixinho Romário participar do congresso de Palmas-TO. Foto/Acervo Manoel Façanha.
O baixinho Romário posa com atletas da seleção da Abrace no estádio Nilton Santos, na cidade de Palmas-TO. Foto/Manoel Façanha.
O baixinho Romário em ação é acompanhado de perto cronista esportivo Carlos Alves (AP) durante jogo festivo no Congresso da Abrace. Foto/Antônio Assis
Cronistas esportivos  (Alberto Casas, Wellington Leite, Francisco Dandão, Manoel Façanha e Augusto Diniz) prestigiam jogo festivo da Abrace. Foto/Antônio Assis.

Congresso de Salvador/BA – 2012

O presidente anfitrião Marcio Martins abre o congresso de Salvador-BA. Foto/Antônio Assis
Aderson Maia (presidente da Abrace) entrega camisas da seleção brasileira para o português Jorge Ribeiro (Aips) e Gabriel Cazenave (Aips/América). Foto/Antônio Assis
O presidente Márcio Martins (BA) faz homenagem ao ex-jogador Bobô durante congresso de Salvador-BA. Foto/Antônio Assis.
O gaúcho Paulo Roberto Falcão, então técnico do Vitória-BA, palestrou durante o congresso de Salvador-BA. Foto/Manoel Façanha
O presidente Marcio Martins (BA) faz homenagem ao cronista esportivo baiano Jorge Vital durante congresso de Salvador-BA. Foto/Antônio Assis
A delegação acreana, devidamente uniformizada, foi composta pelos cronistas esportivos Francisco Dandão, Manoel Façanha, Raimundo Afonso e Alberto Casas. Foto/Antônio Assis.
Um bate-papo entre os integrantes da delegação acreana e o baluarte da cronista esportiva piauiense, o escritor/jornalista/humorista/advogado Garrincha. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Um encontro de abracianos na orla de Salvador-BA: Paulo Nogueira (BA), Nonato (MA), Garrincha (PI), Antônio Sérgio (MT), Vadico (PR), (…), Raimundo Afonso (AC), Alberto Casas (AC), Francisco Dandão (AC) e Manoel Façanha (AC). Foto/Antônio Assis.
Congresso de Salvador-BA. Da esquerda para a direita: Raimundo Afonso, Manoel Façanha e Antônio Assis. Foto/Francisco Dandão
O cronista esportivo paraense Carlos Castilho fala durante assembleia geral da Abrace, ocorrida em Salvador-BA, em 2012. Foto/Manoel Façanha.
Presidente Aderson Maia (Abrace), assessorado pelos seus fieis escudeiros Manoel Ramos e Carloto, confere votos para a escolha da próxima sede do congresso da Abrace. Foto/Antônio Assis.
Os cronistas esportivos Francisco Dandão, Manoel Façanha, Alberto Casas e Raimundo Afonso durante tour pela cidade de Salvador-BA. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Vista panorâmica da cidade de Salvador capturada pela lente do fotógrafo Antônio Assis.
O presidente Manoel Façanha (Acea) visitando as obras de construção da Arena Fonte Nova. Foto/Acervo Manoel Façanha
Seleção da Abrace no gramado do estádio Pituaçu, em Salvador-BA. Raimundo Afonso (AC) é o sétimo agachado. Foto/Antônio Assis.
Seleções da Abrace e baiana no gramado do estádio Pituaçu, em Salvador-BA. Foto/Antônio Assis.
Na imagem ao fundo aparece o Elevador Lacerda, considerado um dos ícones da arquitetura brasileira, visitado por Manoel Façanha, Alberto Casas e Wellington Leite. Foto/Francisco Dandão
Os cronistas esportivos Alberto Casas, Francisco Dandão e Wellington Leite durante passeio pelo Pelourinho, em Salvador-BA. Foto/Manoel Façanha
Manoel Façanha, Wellington Leite e Alberto Casas durante visita a Igreja e Convento de São Francisco, a igreja dourada de Salvador, Bahia. Foto/Francisco Dandão
O Bloco Olodum nasceu no Pelourinho, em 1979 e se tornou um dos maiores representantes da cultura baiana e afro-brasileira por todo o mundo. Foto/Manoel Façanha

Congresso de Goiânia/GO – 2013

O então presidente Aderson Maia, com sua Ritinha, vibra com mais uma eleição para comandar a Abrace. Foto/Antônio Assis
Os cronistas esportivos Eraldo Leite (RJ) e Aderson Maia (CE) eram os candidatos à presidência da Abrace em 2013. Foto/Antônio Assis
O presidente da Acea, Manoel Façanha, durante o processo eleitoral na Abrace. Foto/Antônio Assis
O presidente Antônio Carlos (MT) depositando o seu voto na urna do pleito. Foto/Antônio Assis.
Auxiliado por Luiz Ademar (SP), o cronista esportivo Geo Araújo (PA) grava seu voto na urna. Foto/Antônio Assis.
Em clima de alegria, Gil Correia (TO) deposita seu voto na urna instalada na mesa da assembleia geral. Foto/Antônio Assis.
O cronista esportivo Carlos Castilho presidiu os trabalhos nas eleições da Abrace em 2013. Foto/Manoel Façanha.
Os candidatos opositores Eraldo Leite (SP) e Bolinha (PR) cumprimentam o presidente eleito Aderson Maia (CE) e anunciam, logo após a derrota, a criação da Associação de Cronistas Esportivo do Brasil (ACEB). Foto/Antônio Assis.
Em 2013, o congresso da Abrace ocorreu em Goiânia-GO. Na foto, da esquerda para a direita: Alberto Casas, Manoel Façanha, Aderson Maia, Raimundo Afonso e Gabriel Rotta. Foto/Antônio Assis.
O ex-goleador irreverente Túlio Maravilha, ao lado do presidente Romes Xavier (ACEEG), palestrou no congresso de Goiânia-GO. Foto/Antônio Assis.
O cronista esportivo Manoel Façanha entregou um exemplar da sua obra, “Jornalismo Esportivo no Acre na Era do Futebol Profissional”, para o irreverente Túlio Maravilha. Foto/Manoel Façanha.
Congressistas durante visita a cidade de Caldas Nova (GO). Da esquerda para a direita: Alberto Casas, Manoel Façanha, Carlos Castilho e Gabriel Rotta. Foto/Antônio Assis.

Congresso de João Pessoa/PB – 2014

O cronista esportivo Manoel Façanha fala para a plenária durante assembleia geral da Abrace, em João Pessoa-PB. Foto/Francisco Assis.
Aos olhares do pernambucano Aldeci Lima, os cronistas esportivos Francisco Dandão e Manoel Façanha entregam obra para Gabriel Cazenave (Aips/América). Foto/Antônio Assis
Os cronistas esportivos Francisco Dandão e Manoel Façanha entregam obras para o vice-presidente da Abrace, Afonso Alberto. Foto/Antônio Assis.
O presidente João Camurça (Acep) fala durante plenária do congresso de João Pessoa/PB-2014. Foto/Manoel Façanha.
O trio de cronistas esportivos acreanos formado por Manoel Façanha, Francisco Dandão e Alberto Casas  participam, juntos, do quinto congresso da Abrace. Foto/Antônio Assis.

Congresso de Maceió/AL – 2015

Em discurso emocionado, o presidente Aderson Maia abriu as falas durante solenidade de abertura do congresso de Maceió-AL. Foto/Antônio Assis
A solenidade de abertura do congresso de Maceió-AL foi bastante prestigiada pelo público. Foto/Manoel Façanha
O badalado cronista esportivo Juca Kfouri falou durante a solenidade de abertura do congresso de Maceió. Foto/Antônio Assis
Os cronistas esportivos Manoel Façanha e Juca Kfouri posam para fotografia momentos antes da abertura do congresso de Maceió-AL. Foto/Manoel Façanha.
O congresso de Maceió-AL proporcionou o encontro de dois ícones da literatura esportiva brasileira: Francisco Dandão (AC) e Juca Kfouri. Foto/Antônio Assis.
Os presidentes Aderson Maia (Abrace) e Jorge Lins (AL) durante solenidade de abertura do congresso de Maceió-AL. Foto/Antônio Assis
O ministro do Esporte, George Hilton, marcou presença na abertura do congresso de Maceió-AL. Foto/Antônio Assis.
Aos olhares do Ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, o jornalista Francisco José, ex-presidente da Abrace, palestrou no congresso de Maceió-AL. Foto/Antônio Assis
Amigos de longas datas, os cronistas esportivos Carlos Castilho e Francisco José colocam o papo em dia. Foto/Antônio Assis.
A convite da direção da Acea, o presidente Aquino Lopes (FFAC) participou de um painel no congresso de Maceió. Foto/Antônio Assis.
O presidente Aderson Maia posa com o seu “clã” de amigos cronistas esportivos do nordeste brasileiro. Foto/Antônio Assis.
O diretor de competições da CBF, Manoel Flores, foi um dos homenageados no congresso de Maceió-AL pelo presidente Aderson Maia. Foto/Manoel Façanha.
O presidente Kleiber Beltrão apresenta proposta da candidatura de Brasília-DF para sediar o congresso de 2016. Jorge Lins e Aderson Maia acompanham a leitura das propostas. Foto/Antônio Assis.
O carismático cronista esportivo Márcio Canuto (AL), após apresentar um painel para os congressistas, posou ao lado da delegação acreana. Foto/Antônio Assis.
A Seleção da Abrace fez mais uma apresentação após o encerramento dos debates. Foto/Antônio Assis.

Congresso de Brasília/DF – 2016

O presidente Kleiber Beltrão (DF) fala durante abertura do congresso de Brasília-DF, ocorrido no Windsor Plaza Brasília Foto/Acervo da Abrace.
Um bom número de cronistas esportivos marcou presença na abertura do congresso de Brasília-DF. Foto/Acervo da Abrace.
Os cronistas esportivos Alberto Casas, Francisco Dandão, Manoel Façanha e Severino Rosa (AL) durante momento de descontração. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Congressistas concentrados na fala do presidente da Aips/América, o paraguaio Gabriel Cazenave. Foto/Acervo Abrace
A bandeira da Acea marcou presença no congresso de Brasília-2016. Da esquerda para a direita: Aldeci Lima (PE), Manoel Façanha, Francisco Dandão, Wellington Leite (PI) e Alberto Casas. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Cronistas esportivos da Região Norte. Da esquerda para a direita: Carlos Alves (AP), Manoel Façanha, Francisco Dandão, Alberto Casas e Gil Correia (TO). Foto/Acervo Manoel Façanha
Membros do Conselho Fiscal da Abrace: Manoel Façanha (AC), Antônio Carlos (MT) e Roberto Silva (SE) analisam as contas da entidade. Kleiber Beltrão e Aderson acompanham , da mesa, os trabalhos. Foto/Acervo Abrace.
O cronista esportivo Iranildo Silva (PE) conversa com a plenária durante o congresso de Brasília-DF. Foto/Acervo Abrace.
O presidente Aderson Maia presta homenagem ao amigo Sérgio de Carvalho (SP). O atual presidente Artur Eugênio (2021-2025) observa o agradecimento do cronista esportivo. Foto/Acervo Abrace
Congressistas posam para foto oficial do congresso de Brasília. Foto/Acervo Abrace

Congresso de Fortaleza-CE – 2017

O presidente Aderson Maia durante fala na abertura do 43º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos, ocorrido em Fortaleza, em 2017. Foto/Acervo Manoel Façanha
Manoel Façanha, Custódio (SE) e Carlos Alves (AP) durante abertura do 43º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos, ocorrido em Fortaleza. Foto/Antônio Assis
Um bom número de pessoas na plenária de abertura do 43º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos, ocorrido em Fortaleza. Foto/Antônio Assis
Plenária do 43º da Abrace. Na primeira fila: Manoel Façanha, Alberto Casas, Carlos Castilho (PA) e Artur Eugênio (novo presidente da Abrace-2021-2025);Segunda fila: Francisco Dandão, Maria Pinheiro, Raimundo Afonso. Foto/Antônio Assis.
Plenária do 43º congresso da Abrace. O jornalista esportivo Francisco Dandão e o fotógrafo Antônio Assis, chamado pelos amigos do Amazonas de mago das lentes. Foto/Manoel Façanha
O comentarista Carlos Castilho (PA) fez discurso saudosista para homenagear o cronista esportivo/escritor/humorista Deusdeth Nunes (Garrincha) durante o 43º Congresso da Abrace, ocorrido na cidade de Fortaleza-CE. Foto/Antônio Assis
O cronista esportivo/escritor/humorista Deusdeth Nunes (Garrincha) agradece a comenda concedida pelo presidente Aderson Maia, amigo abraciano de décadas. Foto/Manoel Façanha
No 43º congresso de cronistas esportivos brasileiros, a Abrace homenageou as associações filiadas. Na imagem Alano Maia (CE) entrega a troféu para o cronista esportivo Alberto Casas (AC). Foto/Antônio Assis.
Os cronistas esportivos acreanos Alberto Casas, Manoel Façanha e Antônio Assis (esse trabalhando em Manaus-AM) durante 43º Congresso da Abrace, em Fortaleza-CE. Foto/Raimundo Afonso.
Os cronistas esportivos/escritores Deusdeth Nunes e Manoel Façanha, ambos com passagens pelas fileiras do Banco do Brasil e Banco Itaú, respectivamente, vestidos com a camisa da Acea durante o 43º Congresso da Abrace. Foto/Antônio Assis.
Os cronistas esportivos Manoel Façanha (AC) e Carlos Castilho (PA), abracianos de longas datas, durante o 43º Congresso da Abrace. Na imagem, ambos com a camisa da Acea. Foto/Manoel Façanha.
Os amigos abracianos: Alberto Casas (AC), Severino Rosa (in-memória), Eudes Toscano (PB), Aldeci Lima (PE), Manoel Façanha (AC), Francisco Dandão (AC) e Antônio Assis (AM). Foto/Raimundo Afonso.
No congresso de Fortaleza-CE, patrocinei e distribui algumas camisas da Acea para alguns amigos congressistas. Da direita para a esquerda: Garrincha (PI), Raimundo Afonso, Alberto Casas, Manoel Façanha e Gil Correia (TO). Foto/Acervo Pessoal Manoel Façanha.
No 43º Congresso da Abrace fui presenteado com o livro escrito pelo amigo paraibano e cronista esportivo talentoso, Eudes Toscano. “Tirando de Letra”, é o título da obra. Foto/Antônio Assis.
Os cronistas esportivos Manoel Façanha, Alano Maia e Carloto durante plenária de prestação de contas da Abrace, referente ao exercício de 2016. Foto/Antônio Assis.
O presidente Aderson Maia abre a assembleia geral para as eleições da Abrace (2017-2020). Foto/Manoel Façanha
O saudoso presidente da Associação Mato-grossense de Cronistas Esportivos (Amace), Antônio Sérgio, durante votação para eleição da nova diretoria da Abrace (2017-2020). Foto/Manoel Façanha
Em 2017, na cidade de Fortaleza-CE, o presidente Aderson Maia faz seu último discurso na Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace). Foto/Manoel Façanha
Ao lado do seu vice-presidente Sérgio Carvalho, Kleiber Beltrão agradece o apoio do eterno presidente Aderson Maia para chegar a direção da Abrace. Foto/Manoel Façanha
Nova diretoria da Abrace (2017-2020) toma posse durante o congresso de Fortaleza-CE, em abril de 2017. Foto/Antônio Assis.

Congresso de Brasília/DF – 2018

Abertura do Congresso da Abrace-2018, ocorrido no Windsor Plaza Hotel. Em pé, da esquerda para a direita: Alano Maia (CE), Gustavo Benítez (CPDP-Paraguai), Gabriel Cazenave (Aips), Kleiber Beltrão (presidente da Abrace), Ernesto Ortiz Gomez (CPDU-Uruguai) e Sérgio de Carvalho (vice-presidente da Abrace). Foto/Acervo Abrace.
Douglas Lunardi (diretor de comunicação da CBF) fala para a plenária sobre credenciamento de competições organizada pela sua entidade. Foto/Manoel Façanha.
Cronistas esportivos relatam os problemas regionais enfrentados pela categoria durante assembleia geral do congresso de Brasília. Da esquerda para a direita: Alano Maia (CE), Luís Carlos (MG), Manoel Façanha (AC), José Mira (SC), Sergio Carvalho (SP) e André Luis (PE). Foto/Acervo da Abrace.
O cronista esportivo Manoel Façanha, vice-presidente regional Norte da Abrace, faz leitura do seu relatório a respeito dos problema regionais da categoria. Foto/Acervo da Abrace.
Gabriel Cazenave (Aips-América), Gil Correia (TO), Ernesto Ortiz Gomez (CPDU-Uruguai) e Manoel Façanha (Abrace) durante jantar dos congressistas de Brasília. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Os cronistas esportivos Manoel Façanha (AC), Kleiber Beltrão (presidente da Abrace), Adolfo Silva (AP) e José Mira (SC) durante jantar de confraternização do congresso de Brasília-DF. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Um brinde de nortistas e sulistas durante o congresso de Brasília. Da esquerda para a direita: Manoel Façanha (AC), Adolfo Silva (AP), José Mira (SC), Artur Eugênio e Sérgio de Carvalho (SP). Foto/Acervo Manoel Façanha.

Veja as imagens do Congresso da Aips/América-2012

Congresso da Aips-América. O presidente Aderson Maia (Abrace), Gabriel Cazenave (Aips-América), Gianni Merlo (Aips) e Eduardo Monteiro de Paula durante entrega de homenagem ocorrida no Hotel Amazon Jungle Palace, em Manaus-AM. Foto/Antônio Assis
O ministro dos Esporte, Aldo Rebelo, recebe as boas-vindas do Gianni Merlo (Aips) durante o Congresso da Aips América-2012. Foto/Antônio Assis
Congresso da Aips América-2012. O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, caminha nas proximidades da piscina do Hotel Amazon Jungle Palace, ao lado do cronista esportivo Gianni Merlo (Aips). Foto/Antônio Assis
Congresso Aips-América 2012. Os cronistas esportivos Carlos Alves (AP), Dudu Monteiro (AM), Manoel Façanha (AC) e Antônio Carlos (MT). Foto/Antônio Assis
O presidente Aderson Maia, Gianni Merlo (Aips) e Gabriel Cazenave (Aips-América) fazem homenagem ao ministro dos Esportes, Aldo Rebelo. Foto/Antônio Assis.
O presidente Aderson Maia, aos olhares do cronista esportivo Manoel Façanha, entrega uma caneta da Aips/América para o jornalista Gabriel. Rotta. Foto/ Antônio Assis
Os abracianos Paulo Nogueira (RN), Gil Correia (TO), Manoel Ramos (PI) e Raimundo Nonato (MA) durante Congresso da Aips-América 2012. Foto/Antônio Assis
Congresso Aips-América – 2012. Cronistas esportivos durante jantar realizado no Sesi. Foto/Antônio Assis
O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, palestrou para cronistas esportivos de 21 países das Américas. Foto/Antônio Assis.
Conversa de velhos amigos durante congresso da Aips-América-2012. Na imagem: Aderson Maia, Ritinha, Castilho, Geo Araújo e José Mira. Foto/Antônio Assis
Os abracianos Carlos Castilho, Aderson Maia e Geo Araújo durante Congresso da Aips-América 2012. Foto /Antônio Assis
Vista panorâmica do Hotel Amazon Jungle Palace. Foto/Antônio Assis
Os cronistas esportivos Manoel Façanha e Erick Castelhero, editor chefe da Gazeta Esportiva, durante visita as obras da Arena Amazônia. Foto/Manoel Façanha.

Veja algumas imagens do Jogos Aips/América-2018

Jogos Aips América – 2018. O cronista esportivo Manoel Façanha (Abrace) aparece entre os colegas colombianos em cobertura da Copa Verde. Foto/Antônio Assis
Jogos da Aips-América – Manaus-AM-2018. Manoel Façanha disputa lance contra o combinado do Resto das Américas. Foto: Acervo Manoel Façanha
Seleção da Abrace-2018. Em pé , da esquerda para a direita: Kleiber Beltrão, Jair Oliveira, Dudu Monteiro de Paula, Manoel Façanha, Jackson e Iranildo. Agachados: Luiz Adhemar e Zezinho Bastos. Foto: Acervo Manoel Façanha
Seleção do Resto das Américas venceu a Associação Brasileira de Cronistas Esportivos. Foto/Manoel Façanha
O cronista esportivo Iranildo faz marcação em cima de um atleta da seleção do “Resto das Américas”. Luiz Adhemar fica na “sobra”. Foto/Manoel Façanha.
Jogos da Aips-América – Manaus-AM-2018. O presidente Kleiber Beltrão em ação contra o combinado do “Resto das Américas”. Foto/Manoel Façanha
Jogos da Aips-América – Manaus-AM-2018. Luiz Adhemar, Jair Oliveira e Zezinho cercam jogador do Resto da América. Foto/Acervo Manoel Façanha
Jogos Aips-América – Manaus – 2018. Participantes se confraternizam no salão do Hotel Tropical. Manoel Façanha (de cadeira de rodas, após fraturar a fíbula da perna esquerda, não perdeu a confraternização). Foto/Acervo Manoel Façanha.
Os cronistas esportivos Manoel Façanha, Antônio Sérgio, André Luiz e Jackson aguardam a solenidade de entrega de medalhas no salão do Hotel Tropical, em Manaus. Foto/Acervo Manoel Façanha.

Confira imagens de algumas edições do Torneio Início do Campeonato Acreano

O presidente Manoel Façanha com o troféu de campeão do Torneio Início de 2004. Foto/Acervo Manoel Façanha
O presidente Manoel Façanha (Acea) entrega uma motocicleta para torcedor que pagou ingresso no Torneio Início de 2004. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Manoel Façanha, presidente da Acea, durante entrevista para colegas da imprensa esportiva, em 2005. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Os cronistas esportivos Gleisson Miranda e Manoel Façanha se preparando para mais uma edição de Torneio Início. Foto/Acervo Marcus Vicentti
O Torneio Início sempre foi uma bela festa. Na imagem, antes da bola rolar em 2005, paraquedista pousa no meio do gramado. Foto/Acervo Manoel Façanha
Cronista esportivos se confraternizam após Torneio Início do Campeonato Acreano 2004. Foto/Acervo Manoel Façanha.
O presidente Manoel Façanha (Acea) durante solenidade de abertura do Torneio Início de 2007. Foto/Odair Leal
No Torneio Início de 2007, o presidente Manoel Façanha (Acea) entrega medalha de melhor goleiro para Marcos Venícius (Rio Branco). Foto/Odair Leal.
O vice-presidente Alberto Casas (Acea) entrega troféu padronizado de campeão do Torneio Início/2012 ao capitão Erick (Juventus). Foto/Manoel Façanha
O presidente Manoel Façanha (Acea) entrega troféu padronizado de vice-campeão do Torneio Início 2012 para o capitão Embú, do Alto Acre. Foto/Acervo Manoel Façanha.

Veja algumas imagens do Prêmio Campos Pereira

Acea espalhou várias peças de outdoors semanas antes do I Prêmio Destaque Esportivo Campos Pereira – 2005. Foto – Manoel Façanha.
I Prêmio Destaque Esportivo Campos Pereira, organizado pela Acea, foi destaque no site da Abrace em 2005. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Painel de imagens conta parte da carreira do cronista esportivo Campos Pereira. Foto/Mauro Maciel
O empresário Adem Araújo fala durante a primeira edição do Prêmio Destaque Esportivo Campos Pereira. Foto/Mauro Maciel
Imagens do salão de festa da AABB durante o I Prêmio Destaque Esportivo Campos Pereira /2005, evento realizado pela Acea. Foto/Mauro Maciel
O ciclista Santos Vidal e nadadora Alecsandra Camargo foram os vencedores do I Prêmio Destaque Esportivo Campos Pereira, evento realizado pela Acea. Foto/Mauro Maciel.
Imagens do salão de festa da AABB durante o II Prêmio Destaque Esportivo Campos Pereira – 2006, evento realizado pela Acea. Foto/Mauro Maciel
A karateca Ana Paula Colombo venceu  o II Prêmio Destaque Esportivo Campos Pereira/2006, evento realizado pela Acea. Foto -Mauro Maciel
Imagens do material para prestação de contas do II Prêmio Destaque Esportivo Campos Pereira de 2006. Foto /Acervo Manoel Façanha.
O karateca Jardson Borges levou o título de revelação no III Prêmio Destaque Esportivo Campos Pereira. Foto/Acervo Manoel Façanha
O lendário narrador esportivo Joaquim Ferreira foi um dos principais homenageados pela Acea na III edição do Prêmio Campos Pereira em 2007. Foto – Acervo Manoel Façanha.
O presidente Manoel Façanha fala durante solenidade do 7º Prêmio Destaque Esportivo Campos Pereira. Foto/Danto Freitas
Imagem do salão de festa montado no estádio Arena da Floresta para o 7º Prêmio Destaque Esportivo Campos Pereira. Foto/Danto Freitas

Veja imagens de algumas reuniões, eventos, visitas e coberturas 

Cronistas esportivos reunidos com o secretário de segurança pública, Fernando Melo, em 2004. Foto/Acervo Manoel Façanha
O presidente da Acea, Manoel Façanha, durante reunião com empresários na Acisa. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Em 2005, numa conversa com o técnico celeste Mário Sales. Foto/Acervo Manoel Façanha
Encontro de desportista em 2003. Da esquerda para a direita: José Alício, Manoel Façanha, João Petrolitano, Lucy Queiroz, Sérgio Florido, José Aparecido (Nino), Francisco Dandão e Senildo Melo durante agenda da visita do jornalista Armando Nogueira ao Acre. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Em 2006, o presidente da Acea, Manoel Façanha, fala da importância da ajuda do poder público ao futebol profissional. Foto/Acervo Manoel Façanha.
O presidente Manoel Façanha (Acea) presente na assinatura do convênio do poder público com os clubes profissionais. Foto/Acervo Manoel Façanha.
O presidente Manoel Façanha (Acea) reunidos com empresários e dirigentes de clubes durante reunião em meado dos anos 2000. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Em julho de 2006, o governador Jorge Viana (PT) e o presidente da Acea, Manoel Façanha, vistoriando obras do estádio Arena da Floresta. Foto/Sérgio Vale.
Em 2007, direção da Acea trata do Torneio Início do Futebol Profissional e das eleições de delegados para o Congresso da Abrace. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Inauguração do novo gramado sintético do Sesc/Bosque. Da esquerda para a direita: João Jacome, Marcos César, David de Carvalho, Manoel Façanha, Demóstenes Nascimento e Jesus Wgleison. Foto/Sesc
Manoel Façanha e Alberto Casas (Acea) reunidos com o secretário de Esportes do Governo do Estado, Mauro de Deus, em 2012. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Em 2014, o cronista esportivo Manoel Façanha fez uma visita de cortesia ao presidente Aderson Maia. O encontro foi na sede da Abrace. Foto/Nucineide Celestino.
Acea reunida com o secretario ajunto de Esporte, Petronilo Lopes, o Pelezinho, em 2014. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Em 2015, acompanhado dos cronistas esportivos Francisco Dandão e Manoel Façanha, o presidente Aderson Maia (Abrace) fez vistoria ao estádio Arena da Floresta, em Rio Branco-AC. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Numa cobertura de futsal, ocorrida em 2017, os cronistas esportivos Manoel e Francisco Dandão posam para uma fotografia com o saudoso professor/técnico/jogador José Aparecido (Nino). Foto/Acervo Manoel Façanha.
Direção da Acea reunida numa das salas da Rádio Difusora Acreana em 2017. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Diretoria da Acea em reunião realizada no escritório do cronista esportivo Manoel Façanha, em dezembro 2017. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Cronistas esportivos reunidos no hall de engrada da Arena da Floresta para discutir credenciamento e outros assuntos da categoria. Foto/Acervo Manoel Façanha
Reunião da Acea com representantes da Federação de Futebol do Acre e Governo do Estado para tratar de credenciamento nas praças esportivas em 2017. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Crônica esportiva reunida antes da partida entre Atlético-AC 0 x 2 América-MG (Copa do Brasil-2017). Foto/Acervo Manoel Façanha.
Um flagra do amigo Sérgio Vale durante minha presença um jogo chuvoso no estádio Arena da Floresta em 2017.
Em 2017, o goleiro Weverton Pereira posa com os cronistas esportivos Raimundo Fernandes, Manoel Façanha e Demóstenes Nascimentos durante festa da Federação de Futebol do Acre (FFAC). Foto/Acervo Manoel Façanha.
Os cronistas esportivos Manoel Façanha, Francisco Dandão e o diretor técnico da FFAC, Leandro Rodrigues, durante o Campeonato Acreano 2019. Foto/Sérgio Vale.
Os cronistas esportivos Sérgio Vale e Manoel Façanha em mais uma noite de cobertura no estádio Arena da Floresta pela temporada 2019. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Credencial da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos 2020
No segundo semestre de 2020, após uma queda dos dados da pandemia da covid-19, retornei as coberturas presenciais, mas respeitando os protocolos de segurança. Foto/Acervo Manoel Façanha
Credencial da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos 2021
O cronista esportivo Manoel Façanha e os gandulas/maqueiros do estádio Arena da Floresta durante o Campeonato Acreano-2021. Foto/Sérgio Vale.

Publicações de livros e prêmios recebidos

O cronista esportivo Manoel Façanha e o filho Gabriel durante lançamento do seu primeiro livro “Jornalismo Esportivo no Acre na Era do Futebol Profissional”. Foto/Danto Freitas.
O cronista esportivo Manoel Façanha, o filho Gabriel e a esposa Nucineide Celestino durante o lançamento do seu primeiro livro “Jornalismo Esportivo no Acre na Era do Futebol Profissional”. Foto/Danto Freitas
Em 2014, os cronistas esportivo Augusto Diniz, Francisco Dandão e Manoel Façanha durante o lançamento em conjunto da obra Três Cronistas na Grande Área. Com. Foto/Acervo Manoel Façanha.
O cronista esportivo Manoel Façanha recebe o carinho da madrinha Flora Diógenes (Atlético-AC) e do filho Cláudio durante lançamento do livro “Entrevistas e Memórias do Futebol”. Foto/Danto Freitas
O saudoso presidente Edmir Gadelha (Rio Branco FC) era leitor assíduo do cronista esportivo Manoel Façanha e não perdeu o lançamento de mais uma obra do autor em conjunto com o jornalista Francisco Dandão. Foto/Danto Freitas
O cronista esportivo Manoel Façanha autografa a obra “Entrevistas e Memorias do Futebol” para o professor José Alício e Ritinha. Foto/Danto Freitas
Os cronistas esportivos Demóstenes Nascimento, Adem Araújo e Manoel Façanha durante lançamento do livro “Entrevistas e Memórias do Futebol”. Foto/Danto Freitas.
O cronista esportivo Manoel Façanha durante lançamento do livro “Personagens do Futebol Acreano”, em parceria com os jornalistas Francisco Dandão e Augusto Diniz, em evento realizado na Livraria Paim em 2014. Foto/Acervo Manoel Façanha
Em 2004, a Federação de Motociclismo do Estado do Acre entregou título de agradecimento ao cronista esportivo Manoel Façanha
Em 2004, a Federação de Judô do Estado do Acre entregou título de Grande Benemérito ao cronista esportivo Manoel Façanha
O jornalista Manoel Façanha foi um dos homenageados durante o IV Prêmio Destaque Esportivo Campos Pereira em 2008. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Em 2010, a colunista social Rubedna Braga e o empresário Narciso Mendes entregaram ao jornalista Manoel Façanha troféu do Prêmio Destaque Ano. Foto/Adonay Souza.
Em 2013, o troféu de campeão do IX Campeonato da Imprensa levou o nome do cronista esportivo Manoel Façanha. Foto/Acervo Manoel Façanha
Em 2014, o jornalista Manoel Façanha voltou a receber das mãos da colunista Rubedna Braga o troféu do Prêmio Destaque do Ano. Foto/Adonay Souza.
Dezenas de personalidades da sociedade acreana foram agraciadas com o Prêmio Destaque do Ano de 2014. Foto/Adonay Souza.
Em 2016, na Aleac, o jornalista esportivo Manoel Façanha esteve entre os homenageados pela passagem do dia do profissional de Educação Física. Foto – Acervo Manoel Façanha.
Em 2016, o jornalista Manoel Façanha esteve entre os indicados do GREF para recebe homenagem na Aleac pela passagem do dia do profissional de Educação Física. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Em 2017, a Federação Acreana de Judô fez homenagem ao jornalista Manoel Façanha pelo relevantes serviços prestados ao desporto. Foto/Manoel Façanha.

Participações em alguns programas esportivos

Programa Diário do Esporte – 2002. Paulo Roberto e Manoel Façanha entrevistam o presidente Ary Graças, da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), acompanhado do presidente João Petrolitano (Feav). Foto/Acervo Manoel Façanha.
Os cronistas esportivos Ramiro Marcelo e Manoel Façanha participam da primeira edição do Gazeta Esportiva (TV Gazeta/Record). Gabriel Rotta (D) era o editor e apresentador do programa. Foto/Acervo Manoel Façanha.
Os cronistas esportivos Marcelo Avelino, Manoel Façanha e Deise Leite durante o programa Debate Bola, de abril de 2011. Foto/Acervo Manoel Façanha.
O cronista esportivo Manoel Façanha foi o primeiro convidado do programa “Bancada do Esporte” ocorrido em 2016. Na imagem , da esquerda para a direita: Chico Pontes, Manoel Façanha, Gelton Lima e Demóstenes Nascimento. Foto/Acervo Manoel Façanha.
O cronista esportivo Manoel Façanha foi um dos convidados do programa “Arena Mapinguari” em 2016. Na imagem ainda aparecem Duaine Rodrigues e João Paulo Maia, ambos do Globo Esporte/AC. Foto/Acervo Manoel Façanha.