Na etapa complementar, a partida seguiu com o Linense-SP propondo o jogo. Foto/Reprodução.

Copa SP de Futebol Júnior: Andirá sofre goleada na estreia

MANOEL FAÇANHA

Errando muito no setor defensivo e  com pouco criatividade no meio-campo e ataque, o Andirá estreou com derrota vexatória para o Linense-SP por 5 a 0, em jogo ocorrido na noite desse domingo (2), no estádio Gilbertão, em Lins-SP, pela primeira rodada do Grupo 4 da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Essa foi a terceira pior goleada sofrida por um clube acreano na competição. O pior vexame de um representante local ocorreu em 2009, quando o Juventus levou um passeio do São Paulo e perdeu por 10 a 0. Quase dez anos depois, precisamente em 2018, foi a vez do Rio Branco-AC perder de meia dúzia de gols a zero para o Ceará.

O terceiro pior resultado do futebol local é compartilhado entre as equipes do Rio Branco e Andirá. Em 2014, o Estrelão também perdeu por 5 a 0 para o Botafogo-RJ.

Como fica

Com a derrota da estreia, o Morcego é o lanterna do Grupo 4. O time acreano, assim como o Desportivo Aliança-AL não somaram pontos nesta primeira rodada, mas o time alagoano tem melhor saldo de gols (2 contra 5). O Linense-SP lidera a chave com os mesmos três pontos do Atlético-MG, mas o time paulista leva vantagem nos critérios de saldo de gols.

Próximos jogos

Na próxima quarta-feira (5), o representante acreano retorna a campo para encarar o Atlético Mineiro, às 17h15. Na outra partida da chave, o Linense-SP encara o Desportivo Aliança-AL, às 14h15.

Jogo

Os anfitriões abriram o placar aos 7 minutos. O atacante Patrique ganhou no jogo aéreo e mandou para a rede do time andiraense.

O Linense-SP ampliou a vantagem nos acréscimos, aos 47 minutos. A zaga andiraense fez a linha burra e a bola sobrou livre para Patrique. O atacante chutou duas vezes. Na primeira, o goleiro Rikelmo salvou parcialmente, mas na sobra, o próprio Patrique mandou para a rede do campeão acreano. 

Na etapa complementar, a partida seguiu com o Linense-SP propondo o jogo e criando as melhores oportunidades de gols. No jogo aéreo, aos 21 minutos, o atacante Patrique testou com facilidade para fazer o primeiro hat trick da Copinha 2022.

Cinco minutos depois, a zaga andiraense fez pênalti bobo no ataque do Linense. Gabriel cobrou bem para marcar o quarto gol dos anfitriões.

Numa bola parada de Gabriel, aos 43 minutos, o meia da equipe paulista mandou a bola no ângulo do goleiro Rikelmo. Mão cheia!

Avaliação

O resultado elástico contra o time da casa, na avaliação do técnico andiraense Kinho Brito está associada a longa viagem ocorrida de ônibus entre Acre e São Paulo, com duração de 52h. Kinho também criticou a arbitragem. Segundo ele, totalmente da caseira.

Com poucos dias para corrigir os erros do jogo da estreia, o técnico Kinho Brito acredita que o time terá uma atitude bem diferente contra o Galo mineiro.  “Tenho colocado para os meus atletas que está é uma oportunidade ímpar para cada um deles mostrarem o seu trabalho”.