O técnico Celso Teixeira, ex-Rio Branco, comanda o time do Brasiliense-DF. Foto/Luã Tomasson/Brasiliense

Brasiliense-DF chega embalado para encarar o Humaitá

MANOEL FAÇANHA

O Brasiliense-DF, adversário do Humaitá na partida desta quarta-feira (23), a partir das 20h, no estádio Florestão, pela primeira fase da Copa do Brasil, já treino na tarde desta segunda-feira (21), em Rio Branco-AC.

O Jacaré chega para o confronto contra o Humaitá embalado após boa recuperação no Campeonato Candango. O técnico Celso Teixeira, ex-Rio Branco, após a saída do técnico Reinaldo Gueldini, fez o time decolar com vitórias importantes e a classificação para próxima fase do estadual.

O Brasiliense nesta temporada coleciona nove jogos em 29 dias, pelo Campeonato Candango. O time do empresário Luiz Estevão estreou com vitória sofrida em cima do Paranoá e, na rodada seguinte, perdeu o clássico para o Gama. Até a sexta rodada, a equipe oscilou bastante, inclusive ficando fora dos quatro primeiros colocados, que garantiriam vaga para a fase seguinte. No entanto, com a troca de comando e a chegada de Celso Teixeira, ex-Asa de Arapiraca-AL, o time mudou a maneira de jogar, se tornou mais intenso, e goleou o então líder Ceilândia por 5 a 1 e, posteriormente, o Taguatinga por 5 a 0. Na última rodada, debaixo de muita chuva, o Brasiliense já classificado no certame e poupando quatro titulares, empatou em 0 a 0 com o Capital.

O Brasiliense-DF já marcou 23 gols no Campeonato Candango. Foto/Gustavo Moreno/Metrópoles

Como joga

O Brasiliense nas últimas partidas está atuando no sistema 4-3-3, e aposta bastante na bola parada. O time tem o melhor ataque do Campeonato Candango com 23 gols, sendo 10 desses, provenientes da bola parada. O Jacaré conta com jogadores conhecidos, como Bernardo (campeão da Copa do Brasil com o Vasco em 2011), Tiago Luís (jogador tido como grande revelação do Santos, um pouco antes de Neymar) e Marcão, centroavante que marcou época no Atlético-GO.

Desfalques

Às vésperas da estreia na Copa do Brasil, o técnico Celso Teixeira perdeu quatro jogadores para encarar o Humaitá. Os dois primeiros dizem respeito aos atletas Edmar Sucuri (goleiro) e Fernandes. Os dois jogadores foram cortados devido ao novo protocolo da CBF para conter o contágio de covid-19 – a CBF obriga os atletas a terem a segunda dose da vacina para entrarem em campo. Outros dois atletas cortados pelo mesmo motivo foram o volante Lúcio e o atacante Daniel Alagoano. Por outro lado, a diretoria anunciou a contratação do goleiro Artur. O atleta já foi regularizado no BID e vai ser relacionado para o jogo contra O Tourão

O provável time para encarar o Humaitá será: Matheus Brandão; Andrezinho, Badhuga, Preto Costa e Goduxo; Aldo, Radamés, Zotti e Luquinhas; Matheus Barbosa (Aloísio) e Marcão. O atacante Zé Love, suspenso, segue sendo a baixa do Jacaré.

A diretoria do Jacaré anunciou a contratação do goleiro Artur. Foto/Assecom Brasiliense.

Regulamento

Conforme o regulamento da competição, o Brasiliense chega para a partida com a vantagem de jogar pelo empate para avançar à segunda fase. Por outro lado, o Humaitá só se classifica em caso de vitória. O classificado encara o Globo FC ou o Internacional na segunda fase.

Arbitragem

O confronto entre Humaitá x Brasiliense-DF, pela 1ª fase da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (23), no estádio Florestão, terá um trio de arbitragem de São Paulo (SP). O agente de esportes, Douglas Marques das Flores, será o árbitro principal, assistido por Daniel Luís Marques e Daniel Paulo Ziolli.

Jackson Rodrigues da Silva será o quarto árbitro e Gilsomar Lopes da Silva atuará como analista de campo. Ambos são acreanos.