ARTE/AJ MIMOS E UTILIDADES

MANOEL FAÇANHA

Antônio Araújo da Silva, 36 anos, 1m69cm, 68 quilos, apelidado de Araújo Jordão, nascido no pequenino município do Jordão (AC), localizado no Vale do Envira (a mais de 400 quilômetros da capital Rio Branco), chegou à capital acreana após indicação do técnico Gualter Craveiro. Na época, aos 19 anos (2005), o atacante reforçou a equipe de juniores do AC Juventus e, posteriormente, no mês de janeiro de 2006, disputou a Copa São Paulo de Juniores pelo Clube do Povo.

Em 2005, o atacante Araújo Jordão foi o artilheiro do certame de juniores com a camisa do Juventus. Foto/Manoel Façanha.

Em entrevista para o jornalista Francisco Dandão, o atacante confidenciou que dois fatos marcaram a sua carreira em 2006. Primeiro: o gol marcado no empate de um a um contra o Bahia, na Copa São Paulo. Segundo: a titularidade no time principal do Juventus.  “Aquele gol foi muito importante. Deu-me confiança. E quanto à titularidade no ataque do Juventus, eu fiz uma boa dupla com o Rogério Tarauacá”, disse o craque durante a entrevista.

O atacante Araújo Jordão e o lateral Esquerdinha durante treino para a Copa São Paulo de Juniores 2006. Foto/Manoel Façanha.

Na mesma entrevista ele confidenciou ao jornalista que a maior alegria enquanto atleta teria sido o título estadual de 2012, pelo Rio Branco. “A gente estava perdendo de 3 a 0 para o Atlético. Parecia uma missão impossível ganhar aquela decisão. Acho que ninguém mais acreditava na virada. Pois nós viramos para 4 a 3. Eu fiz um gol e dei a assistência para outro. Inesquecível!”, comentou o atacante para o jornalista.

AC Juventus – campeão estadual de 2009. Em pé, da esquerda para a direita: Som (técnico), Rickson (auxiliar-técnico), Dorielson Mendes (prep. goleiro), Arnaldo (prep. físico), Jeferson Castanheira, Obina, Ferreira, Muniz, Jeferson, William, Douglas, Márcio Bestene (médico) e Tita (massagista); Agachados: Rogério, Airson, Marcelo Cabeção, Hulan, Patrícia (fisioterapeuta), Araújo, João Paulo, Luís Rômulo, Antonio Marcos, Baiano, Thiago Carioca e Zidane. Foto/Manoel Façanha
O atacante Araújo Jordão beija o troféu de campeão acreano de 2009, após terminar a temporada na artilharia ao lado de Josa  (Atlético) e Ailton (Vasco da Gama). Foto/Manoel Façanha
Rio Branco, campeão estadual de 2010. Em pé, da esquerda para a direita. Célio (roupeiro), Douglas, Marquinhos Costa, Rafael, Ismael, Rizo, Esquerdinha, Acosta, Juliano César, Neném, Lucas Cintra (fisioterapeuta), Dorielson Mendes (prep. de goleiros) e Cássio (roupeiro). Agachados: Marcos Antônio, Zé Ricarte, Evilásio, Testinha, Ananias, Ley, Zé Marco, Araújo, Ancelmo e Vinícius Martins (preparador físico). Foto/Manoel Façanha.
Rio Branco FC, campeão Estadual de 2011. Em pé, da esquerda para a direita: Célio (roupeiro), André, Ismael, Rossini, Paulinho Pitbull, Rogério, Marcelo Cabeção, Wendell, Rafael Cordova, Dorielson Mendes (prep. de goleiros), Diego, Dimas Borges (prep. físico), Lucas Cintra (fisioterapeuta), Otávio Pilon (médico). Agachados: Paulo Krauss, Juliano César, Ananias, Kleber, Rafael, Araújo Jordão, Leonardo, Pedro Balu e Joel. Foto/Manoel Façanha.
Rio Branco, campeão acreano de 2012. O atacante Araújo Jordão é o último agachado, da esquerda para a direita. Foto/Manoel Façanha

Impulsão, artilheiro e entrega

Dono de excelente impulsão, esse baixinho não cansava de impressionar o torcedor pelo seu bom jogo aéreo, fazendo zagueiros grandalhões dos clubes adversários passarem “vergonha”. Uma das principais marcas do atacante Araújo Jordão era sua entrega durante as partidas. “Nas equipes onde passei sempre me entregava em campo e isso fazia com que o torcedor se sentisse representado e, de certa maneira, também servia de estímulo para o crescimento do meu futebol e as consequências desse esforço eram o surgimento de gols”.

Na estreia da Série D/2017, o Rio Branco do atacante Araújo Jordão, venceu o São Raimundo/RR. Foto/Manoel Façanha
O atacante Araújo Jordão ganha mais uma bola no jogo aéreo na vitória do Rio Branco sobre o Atlético. Foto/Manoel Façanha

Camisa de mais dez clubes

Galvez – 2016. Em pé, da esquerda para a direita: Pablo Simões (auxiliar técnico), Máximo, Careca, Laion, Gato, Arnaldo Moreira (preparador físico) e (…). Agachados: Tonho Cabañas, Araújo Goiano, Araújo Jordão, Olliver, Ciel, Vilson e Chumbo. Foto/Manoel Façanha.
O atacante Araújo Jordão está confiante na classificação do Estrelão. Foto/Manoel Façanha
Araújo Jordão em ação com a camisa do Rio Branco contra o Maranhão na temporada 2017 . Foto/Manoel Façanha
Atlético Acreano 2018. Em pé, da esquerda para a direita: Layf Barros (fisioterapeuta), Diego (auxiliar), Diego Barros, Kássio, Diego, João Marcus, Rafael, Dorielson Mendes (preparador de goleiros) e Álvaro Miguéis (técnico). Agachados: Leandro, Araújo Jordão, Ancelmo, Jeferson, Polaco, Matheus Damasceno e Alceivo (auxiliar). Foto/Manoel Façanha.
Atlético Acreano – campeão estadual de 2019. O atacante Araújo Jordão é o nono da fila da frente. Foto/Sérgio Vale.

Com passagem por mais de dez clubes profissionais, a carreira de Araújo Jordão começou no Juventus-AC (2004,2005, 2006, 2008, 2009), Adesg (2006) e, logo depois, Rio Branco-AC (2010, 2011, 2012, 2013, 2016 e 2017) e Galvez-AC (2016). Na temporada 2018, o atacante Araújo Jordão disputou 34 partidas (Campeonato Acreano, Copa do Brasil, Copa Verde e Série C). No ano seguinte, na segunda passagem pelo Atlético-AC, Jordão conquistou seu quinto título estadual. Antes, ele havia sido campeão pelo Rio Branco (2010, 2011, 2012) e AC Juventus (2009). Na temporada 2019, ele disputou 37 partidas com a camisa do clube celeste (Campeonato Acreano, Copa Verde e Série C). O artilheiro Araújo Jordão, além de atuar em outros clubes brasileiros: São Luís de Ijuí-RS (2012), Goianésia/GO (2014 e 2019), Crac-GO (2014), Vitória da Conquista/BA (2014), Treze de Campina Grande/PB (2015), Atlético-PB (2016), Real Ariquemes/RO (2020), também teve duas experiências internacionais ao vestir a camisa do La Brasília Brade Quinindé, equipe do interior do Equador, em 2007, assim como do LDU de Loja, na Liga Universitária (2ª Divisão), em 2019.

O atacante Araújo Jordão comemora gol com a camisa do Treze-PB. Foto/Acervo Araújo Jordão.

Fac-símile de um jornal equatoriano anunciando as contratações do volante Bebeto e também dos acreanos Araújo Jordão e Rogério Tarauacá para o Club Brasília, da Província de Esmeralda. Arquivo/Bebeto

Último clube e sonhos

Na carreira futebolística, o último clube do atleta foi o Real Ariquemes-RO, precisamente no primeiro trimestre de 2020, quando disputou cinco partidas pelo estadual, mas teve que deixar o clube após o surgimento da pandemia do novo coronavírus.

Hoje, residindo na cidade de Jordão, onde trabalha na gestão de esportes do município, o craque faz planos para disputar na próxima temporada seu último estadual. “Quero fazer minha despedida oficial dos gramados atuando por uma equipe profissional”, pontuou o experiente atleta que dividiu a artilharia do estadual de 2009 com Josa (Atlético) e Ailton (Vasco).

Outro sonho do atleta será abrir uma academia de futebol no município do Jordão. “Estou planejando colocar em prática esse projeto da criação de uma academia de futebol em nosso município”, diz confiante o atacante Araújo Jordão.