Nesta temporada, o Rio Branco fez um péssimo Campeonato Acreano e terminou a competição apenas na quinta posição e ficou sem calendário para os torneios nacionais agendados para o ano de 2023. O retrospecto não era nada bom para a grandeza do clube e a participação na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D não era nada animadora, apesar do presidente estrelado Valdemar Neto, após confirmar a saída do técnico Marcelo Brás, afirmar que o clube iria disputar a competição nacional não apenas como um mero participante, mas para brigar pelas primeiras posições.
Após três meses de disputa, o Rio Branco fechou a primeira fase do torneio com 27 pontos e na segunda posição do grupo 1. O time estrelado ainda tem a quinta melhor campanha do torneio, atrás apenas do Retrô-PE (33), Brasiliense-DF (33), Amazonas (31) e Moto Club-MA (28). No requisito gols marcados, o Alvirrubro aparece em terceiro, ao lado do Moto Club-MA, com 24 gols cada. O Amazonas lidera esse requisito, seguido pelo Retrô-PE, com 37 e 27 gols, respectivamente. Com 11 gols sofridos em 14 partidas, o Estrelão tem a nona melhor defesa da competição, juntamente com São Raimundo/AM e Anápolis-GO.
Se por um lado o Rio Branco mandou bem na primeira fase da competição nacional, não podemos dizer o mesmo do Tourão do Humaitá. O campeão acreano da temporada 2022 fez uma participação pífia na sua primeira edição de Campeonato Brasileiro da Série D. O Tourão fechou o torneio apenas 60ª posição, com seis pontos ganhos (uma vitória, três empates e 10 derrotas), superando apenas as equipes da Caldense-MG (61ª), Ação-MT (62ª), Crato-CE (63ª) e Náutico-RR (64ª), todas com cinco pontos ganhos. O Tourão do Humaitá marcou 11 gols e sofreu 32 em 14 partidas disputadas e fechou o torneio com a terceira pior defesa, ficando a frente apenas do Crato-CE (33) e Náutico-RR (57). O time da cidade de Porto Acre finalizou sua participação na competição no último domingo (17), no estádio da Colina, em Manaus-AM, caindo, vergonhosamente, para o Amazonas por 6 a 0.
NA INDONÉSIA – Vestindo a camisa do Borneo FC (indonésia), o atacante acreano Matheus Pato fechou a disputa da Presiden Cup 2022 na artilharia. Pato marcou seis gols e, como premiação, recebeu um belíssimo troféu (formato de chuteira) e pouco mais de R$ 35 mil.
AS CURTINHAS
O árbitro paraibano Tiago Ramos de Oliveira relatou na súmula da partida entre Rio Branco-AC 3 x 0 Trem-AP, ocorrida no último domingo (17), no estádio Florestão, atraso de dois minutos do horário agendado para o início do jogo.
O atraso está relacionado a ausência da ambulância no horário da partida e a súmula deve ser analisada pela Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STDJ).
Outra ocorrência anotada pelo árbitro na súmula de partida está relacionada ao protesto dos jogadores das duas equipes as mudanças na Lei Geral do Esporte que tramita no congresso nacional. Os atletas analisam como prejudicial as mudanças da redação da lei, inclusive, com perda de direitos trabalhistas. O atacante estrelado Wilker foi um dos jogadores do país do futebol a aderir ao protesto e ficou por 20 segundos com a mão na boca.
O adversário do Rio Branco, o Pacajus-CE não é um desconhecido do técnico estrelado Bruno Monteiro. O profissional conhece não somente a infraestrutura do clube cearense, mas também parte do elenco e comissão técnica do Cacique do Vale.
Bom dia!