O Santa Cruz foi eliminado pelo Tocantinópolis na segunda fase da Série D/2022. Foto/Alexandre Gondim/JC Imagem

FPF e clube articulam mudança no formato da Série D; pontos corridos?

MANOEL FAÇANHA

A Federação Pernambucana e o Santa Cruz estão articulando uma mudança no formato da Série D a partir do próximo ano, segundo matéria veiculada no site Esporte DP, especializado no futebol pernambucano. Segundo o site, a proposta da entidade e do clube pernambucano, seria por uma competição de pontos corridos.

Nesta semana, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) enviou, um projeto referente ao modelo de disputa da Série D à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), após um pedido do Santa Cruz.

No documento, a federação estadual, com amparo de outros clubes nordestinos, pretende transformar a atual fase eliminatória do torneio, que reúne 32 times, em pontos corridos.

De acordo com o site, o motivo, segundo Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana, está nos resultados dos dois últimos anos de disputa da competição. Neles, os clubes nordestinos foram, de acordo com o mandatário, ‘prejudicados’ pelo sistema de disputa. O dirigente reconhece que a mudança no sistema de disputa do torneio dependerá da aprovação do eixo Sul-Sudeste.

O Campeonato Brasileiro da Série D conta com a participação de 64 clubes, divididos em 8 grupos regionalizados de 8 times. Passam ao “mata-mata”, os playoffs, os quatro melhores de cada chave.

Fica evidente que a proposta dos pontos corridos encaminhada a CBF enfrentará muitas dificuldades para uma aprovação, isso levando em conta que a fase “mata-mata” reúne 32 times, fato esse inviabilizaria qualquer possibilidade de ter pontos corridos – mesmo que fosse em turno único, pois seriam necessárias 31 rodadas.