MANOEL FAÇANHA
Um novo encontro arbitral, envolvendo dirigentes de clubes do futebol profissional, está agenda para a tarde da próxima sexta-feira (16), às 16h, na sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão.
O encontro, o segundo entre os dirigentes, vai discutir os últimos detalhes a respeito do 35º Campeonato Acreano de Futebol Profissional da 1ª Divisão, entre eles está a homologação da tabela e do regulamento da competição.
No último encontro, os dirigentes de clubes aprovaram que o torneio sofrerá pouquíssimas mudanças em relação ao realizado neste ano. O estadual será disputado em turno e returno e sem a realização de semifinais e finais. Os onze participantes estão divididos em duas chaves, uma delas com cinco e a outra com seis equipes. O grupo A está composto pelas seguintes equipes: Humaitá, Adesg, Rio Branco, Plácido de Castro, Independência e Andirá. Já o grupo B será formado por São Francisco, Galvez, Náuas, Atlético Acreano e Vasco da Gama.
Com o início do primeiro turno agendado para o dia 25 de fevereiro, as equipes na primeira parte do estadual jogarão dentro de seus respectivos grupos e as três melhores de cada chave avançam no torneio para decidir o título numa espécie de hexagonal, onde quem somar o maior número de pontos será apontado campeão.
Jogos serão às terças e sábados
Entre uma das poucas mudanças aprovadas no primeiro arbitral pelos dirigentes para a próxima temporada está relacionado aos dias de jogos da competição. Na busca de fugir da concorrência da TV aberta, os cartolas resolveram agendar as partidas para as terças-feiras (17h e 19h) e sábados (15h e 17h).
Local de jogos
A respeito dos locais dos confrontos da competição, o estádio Florestão, por enquanto, será o único palco. No entanto, existe a perspectiva da realização de jogos no campo “B” da Federação de Futebol do Acre (FFAC), mas, para isso, o espaço precisa passar por alguns ajustes para atender à legislação esportiva (alambrados, arquibancadas entre outros).
Patrocínio
Um patrocínio de R$ 330 mil está sendo acertado entre a Federação de Futebol do Acre (FFAC), através do seu presidente Antônio Aquino, e a empresa ESTRELA BET. O valor da cota será dividido entre os 11 clubes participantes do Campeonato Acreano 2023, com cada um recebendo R$ 30 mil, mas as tratativas do acordo serão realizadas individualmente por cada agremiação, essa se responsabilizando em postar a logo marca da empresa na manga da camisa do clube.
A Federação de Futebol do Acre busca ainda acertar uma parceria com uma emissora de televisão (via transmissão por internet) para a disputa do Campeonato Acreano.