MANOEL FAÇANHA
Atlético-AC e São Francisco abrem nesta sexta-feira (16), às 17h, no estádio Florestão, a disputa da Copa Verde 2023. O time católico faz sua estreia na competição, após a conquista do vice-campeonato Acreano na temporada 2022. Por outro lado, a equipe celeste garantiu o direito de disputar o torneio pela sua pontuação no Ranking Nacional de Clubes (RNC).
Como chegam
O técnico católico Erismeu Silva para essa temporada de calendário cheio (Copa Verde, Copa do Brasil, Campeonato Acreano e Campeonato Brasileiro da Série D) praticamente perdeu todo o seu setor defensivo. O goleiro Babal, o lateral direito Matheus Damasceno, os zagueiros Diego e Douglas, além do volante Marquinhos, deixaram o clube e reforçaram o Humaitá. Outra baixa foi o volante Vilson. O atleta ainda iniciou a pré-temporada, mas não chegou a um acordo financeiro com o time católico.
O São Francisco fechou sua preparação na tarde desta quarta-feira (15) e, após muita chuva ocorrida na manhã da quinta-feira (16), os atletas ganharam um dia de folga. O técnico Erismeu Silva para a estreia na competição nacional vai mandar a campo a seguinte formação: Saulo; Weverton, Brenner, Reginaldo e Gabriel Ker; Gabriel Willian, Gabriel Serpa, Beibe e Geovane; Wanderson e Vicente.
Por outro lado, o Galo Carijó busca novamente o seu espaço de time competitivo no cenário local. O clube iniciou a temporada com nova diretoria e a metodologia adotada é trabalhar com os pés no chão para buscar resultados importantes a médio e a longo prazos, isso justificado pelo passivo de dívidas.
O Galo Carijó fechou sua preparação no amistoso da última quarta-feira (15), no CT do Marinho Monte, quando perdeu, de virada, para o Independência por 2 a 1. O técnico celeste Ley da Silva explicou que o trabalho para o jogo de estreia na Copa Verde diante do São Francisco foi realizado dentro do programado e o time chega para o duelo definido da seguinte maneira: Herbert; Mael, Luiz Gustavo, Leandro e Eric; Ícaro, Cássio, Marlon e Ciel; Luiz e Neto.
24 clubes
A Copa Verde 2023 terá a participação de 24 clubes de 11 estados das regiões Norte, Centro-Oeste e do Distrito Federal. O torneio começa nesta sexta-feira (17) e será finalizado somente no mês de maio.
A competição será disputada em sistema eliminatório. Na primeira fase, 16 clubes se enfrentam em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, os classificados serão conhecidos nas cobranças de pênaltis.
Na fase seguinte (oitavas-de-final) o torneio segue disputado em jogo único com a presença dos classificados da primeira fase se juntando às oito melhores equipes do Ranking Nacional de Clubes (RNC) presentes na competição.
Arbitragem
Um trio de árbitros de Rondônia vai conduzir o duelo caseiro envolvendo as equipes do Atlético-AC x São Francisco. O árbitro principal será Jonathan Antero Silva. Marcia Bezerra Lopes Caetano e Valdebranio da Silva são os assistentes. O quarto árbitro será Fabio Santos de Santana.
Ingresso
O confronto terá 600 bilhetes disponibilizados aos torcedores das duas equipes e será comercializado aos preços de R$ 20 e R$ 10 (meia). As vendas iniciam somente duas horas antes da bola rolar.
Veja os confrontos
Sexta-feira (17/02)
Atlético-AC x São Francisco (17h00)
Sábado (18/02)
Ceilândia x Rio Branco-ES (15h30)
Tocantinópolis x Operário-MS (16h)
Luverdense x Interporto (18h)
Humaitá x Trem-AP (19h)
Domingo (19/02)
Castanhal x Real Ariquemes (15h)
União Rondonópolis x Real Noroeste (18h)
Rio Branco-AC x Princesa do Solimões (19h)
* Horário de Brasília