O Galo Carijó, de Testinha, aparece na 106ª colocação - Foto/Manoel Façanha

Ranking da CBF: Estrelão cai e Galo sobe 36 posições

Mesmo caindo três posições no ranking, o Rio Branco aparece na 64ª posição

banner-logo-araujoRio Branco, AC – Na terça-feira (8), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, no site oficial da entidade, o Ranking Nacional de Clubes 2015. A estatística trouxe o posicionamento de 230 times do país, onde cinco deles são do futebol local: Atlético-AC, Juventus, Náuas, Plácido de Castro e Rio Branco.

Mesmo caindo três posições no ranking, o Rio Branco, atual campeão estadual, aparece na 64ª posição, com 1.597 pontos. Na região Norte, o alvirrubro perde apenas para o Paysandu (34º) e Águia de Marabá-PA (57º), ambos do Pará. Nesta temporada, o Rio Branco disputou três competições, duas delas nacionais (Copa do Brasil e Série D). Na local ficou com o título, mas na Copa do Brasil acabou eliminado ainda no jogo de ida da primeira fase para a Chapecoense (2 a 0), em pleno Arena da Floresta. Na Série D chegou à segunda fase, mas parou na Anapolina-GO, após dois empates por 1 a 1. Nas cobranças de penalidade o time goiano venceu por 13 a 12.

O segundo melhor clube acreano no ranking é o Plácido de Castro. Com 492 pontos a equipe aparece na 99ª colocação, quatro posições acima do último ranking. Na temporada de 2014, o Tigre do Abunã disputou três competições. No estadual chegou às semifinais, após ser eliminado na primeira fase da Copa Verde para o Nacional (AM). Já na Copa do Brasil, o Tigre ficou com a vaga até 15 minutos finais de jogo da primeira fase contra o Figueirense-SC, mas acabou eliminado por 3 a 1, em Florianópolis.

O Atlético-AC foi o time do estado que mais subiu posições do ranking 2014 para o 2015. O Galo Carijó iniciou a temporada com 274 pontos, em 140º lugar, mas entra 2015 na 106ª colocação, com 463. Mesmo perdendo o título estadual e eliminado na primeira fase da Série D, o Atlético-AC foi o clube acreano que mais cresceu no ranking, saltando 36 posições e aparecendo na 106ºlugar.

Náuas foi a grata surpresa. O clube passou a figurar no ranking ocupando a 218º posição, com 51 pontos.

Mesmo não participando de nenhuma competição na temporada, o Juventus ocupa o 222ª posição, com 50 pontos. No ranking anterior, estava em 206º e somava 100 pontos.

Manoel Façanha