MANOEL FAÇANHA
Na busca de fortalecer o desporto acreano, a Frente Parlamentar de Apoio ao Esporte Acreano esteve reunida pela primeira vez na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O coordenador do grupo, deputado Tanízio Sá (MDB), falou da sua alegria com a criação da frente e expôs ideias de como os trabalhos serão conduzidos. O parlamentar deixou claro ainda que essa frente está sendo viabilizada com o apoio de diversas forças políticas da casa e o foco principal será o fortalecimento do futebol acreano entre outras atividades esportivas.
Nesta primeira reunião, envolvendo os parlamentares de apoio ao desporto, ficou acertado que o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) ocupará o cargo de subcoordenador. O encontro também tirou algumas prioridades como a inclusão do futebol no orçamento do Estado; realização de um Copão (futebol amador), torneio que envolverá as equipes de todos os municípios acreanos para a temporada vindoura; ida a Brasília em busca de incentivos financeiros para o esporte local e, também, a inclusão dos três senadores acreanos na Frente Parlamentar de Apoio ao Esporte Acreano, como membros honorários.
Sugestão
Neste primeiro encontro vários parlamentares falaram da importância do apoio ao desporto. O deputado Afonso Fernandes (PL) frisou da importância do investimento público para o crescimento do desporto, mas, também, cobrou responsabilidade na aplicabilidade dos recursos por parte dos dirigentes de clubes. Fernandes sugeriu até mesmo a realização de um fórum/clínica de gestão para que os investimentos viessem a ser realizados nos clubes locais de forma correta para alcançar os seus objetivos, principalmente em competições nacionais.
Deputados que fazem parte da Frente:
Tanízio Sá (MDB) – coordenador
Edvaldo Magalhães (PCdoB) – subcoordenador
Gilberto Lira (União)
Adailton Cruz (PSB)
Afonso Fernandes (PL)
Antônia Sales (MDB)
Tadeu Hassem (Republicanos)
Arlenilson Cunha (PL)
Eduardo Ribeiro (PSD)
Luiz Gonzaga (PSD)
Manoel Moraes (PP)
Chico Viga (PDT)
Pablo Bregense (PSD)
Pedro Longo (PDT)