Na Copa do Brasil 2023, o Coritiba/PR eliminou o Humaitá, no Florestão, ao vencer o confronto por 3 a 0. Foto/Manoel Façanha

Copa do Brasil: Rio Branco e Humaitá pegarão adversários do Pote B

MANOEL FAÇANHA

Com praticamente quase todos os participantes da Copa do Brasil/2024 definidos – restando uma vaga para o campeão da Copa Santa Catarina, o Departamento de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na quarta-feira (15) a distribuição em oito potes (da letra A até a letra H).

Os dois clubes acreanos (Humaitá e Rio Branco), estão inseridos no grupo F, juntamente com outros oito clubes: Trem-AP, São Luiz-RS, Treze-PB, Operário-MS, Porto Velho-RO, Anápolis-GO, Iguatu-CE e Athletic-MG.

Possíveis adversários

Conforme as projeções, o adversário de cada clube do Pote F será conhecido, via sorteio, entre as equipes inseridas no Pote B: Juventude-RS, Sport-PE, CRB-AL, Criciúma-SC, Sampaio Corrêa-MA, Tombense-MG, Ituano-SP, Operário-MT, ABC-RN e Remo-PA. No entanto, o Pote B poderá sofrer ainda uma mudança com à inclusão de uma equipe catarinense (Concórdia ou Marcílio Dias) e à exclusão de uma outra do pote.

1ª fase

A primeira fase será em jogo único, com o time pior colocado no ranking atuando como mandante e o visitante jogando pelo empate. O sorteio vai dividir as equipes em chaves, definindo o caminho delas até a segunda fase, quando, em caso de empate, também em jogo único, leva a disputa da vaga para a terceira fase as cobranças de penalidades. A partir da terceira fase, quando entrarão os times da Libertadores, haverá sorteios para definir os confrontos. O torneio na próxima temporada será disputado no período de 21 de fevereiro a 10 de novembro.

Sorteio sem data

O sorteio dos confrontos da Copa do Brasil 2024 não tem data definida. Nesta temporada, o evento correu somente no mês de fevereiro, mas, geralmente, esse tipo de sorteio e realizado dois meses antes do início da competição.

Bicampeão Mundial com chances remotas de vaga

Santos está muito perto de fica fora da disputa da Copa do Brasil de 2024. Para ficar com a vaga, o clube precisa terminar o Brasileirão como o melhor colocado entre os clubes que não disputarão a Conmebol Libertadores. Hoje, é o Athletico, com 51 pontos (sétimo), nove acima do Peixe, faltando 12 em disputa. Abaixo, o Cuiabá (nono), com 47, segundo publicou o site ge.