FFAC divulgou a tabela detalhada dos campeonatos Masc e Fem Sub-15. Foto/Manoel Façanha.

FFAC cai uma posição no Ranking Nacional das Federações

MANOEL FAÇANHA

Com a divulgação do RANKING NACIONAL DAS FEDERAÇÕES 2024, a Federação de Futebol do Acre (FFAC) acabou perdendo uma posição. O beneficiado com a perda de posição do futebol local foi a Federação de Futebol do Espírito Santo. Na soma dos números, a futebol acreana (21º colocado) acumulou 2.502 pontos contra 2.565 da Capixaba (20ª colocada), 268 a menos que o registrado no último ranking divulgado pela entidade nacional.

Resultados ruins nos últimos anos

A perda de posição da FFAC no ranking está relacionada aos bons resultados conquistados pelos clubes do Espírito Santos na temporada 2023. Outro ponto não menos importante para a queda no ranking da entidade local está relacionado aos resultados das equipes acreanas em competições nacionais. O São Francisco, por exemplo, fez uma péssima disputa de Campeonato Brasileiro da Série D 2022. Por outro lado, o Humaitá chegou à segunda fase da Copa Verde e brigou até a última rodada por uma vaga na segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D, mas não foi suficiente para evitar a queda de uma posição da federação local no RNF.

2018

A melhor posição da Federação de Futebol do Acre (FFAC) no RNF ocorreu na temporada 2018, quando o Atlético Acreano, na temporada 2018 perdeu o acesso à Série B para o emergente Cuiabá-MT. Com os resultados do time celeste à Federação de Futebol do Acre (FFAC) subir duas posições naquele ano no RNF – pulou do 20º lugar em 2017 para o 18ª posição na temporada 2018.

* Matéria atualizada em 12 de dezembro, às 15h23.