MANOEL FAÇANHA
O meio esportivo brasileiro está de luto. Faleceu na noite da sexta-feira (5), no Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro, aos 92 anos, a lenda Mário Jorge Lobo Zagallo, o único tetracampeão mundial de futebol. O motivo da morte do ex-treinador foi falência múltiplas dos órgãos.
A partida do Velho Lobo causou grande comoção no meio esportivo. Zagallo era o último dos campeões do mundo de 1958 ainda vivo. Inúmeros craques usaram as redes sociais para se despedida de Zagallo, entre eles, o ex-atacante Ronaldo Fenômeno, com quem trabalhou três Copas do Mundo (1994, 1998 e 2022).
O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) decretou luto oficial de três dias pela perda do treinador.
Velho Lobo foi ovacionado de pé pelo torcedor acreano
Na busca de homenagear o Velho Lobo, coloquei a mão na massa e fui aos meus arquivos e encontrei algumas fotos e jornais durante sua passagem pelo Acre no comando da Portuguesa de Desportos-SP para encarar o Independência-AC, pela Copa do Brasil de 1999.
Lembro-me que o confronto ocorreu no Stadium José de Melo, com boa participação do torcedor e vitória da Lusa por 3 a 1. Emerson (2x) e Carlinhos fizeram os gols da Portuguesa, enquanto Jorge descontou para o Independência, em jogo disputado no dia 17 de março. O atacante tricolor Dênis ganhou elogios do Velho Lobo e o convite para um período de testes no clube, mas não ficou muito tempo no Canindé (CT da Lusa) e retornou para o futebol acreano.
Nesta mesma partida, o técnico lusitano atendeu à imprensa e ainda diversos torcedores, inclusive, posando para fotografias. O Velho Lobo, como poucos, foi ovacionado de pé pelo torcedor acreano. Veja abaixo algumas fotos e jornais da época (entrevista do saudoso jornalista J. Edson com o tetracampeão mundial) durante a passagem do treinador pelo Acre.