Com a mudança na tabela da 1ª fase da Copa Verde, o Independência vai encarar o Águia de Marabá. Foto/Manoel Façanha

Copa Verde se desvaloriza; perde clubes e tem confrontos modificados

MANOEL FAÇANHA

A disputa da Copa Verde 2025 perdeu grande parte da sua importância, isso pelo fato do campeão do torneio não garantir mais vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil, fato esse que renderia uma premiação de R$ 2.205.000,00. Com o fim do atrativo, as equipes do Atlético-GO e Cuiabá desistiram da competição e o Amazonas-AM poderá seguir o mesmo destino.

Com isso, São Raimundo-RR e Luverdense herdaram as respectivas vagas deixadas pelos clubes do Centro-Oeste. Por outro lado, a CBF precisou fazer ajustes na tabela final da competição e alguns confrontos foram modificados. O Independência, campeão acreano 2024, antes teria como adversário na primeira fase do torneio, o Tocantinopolis-TO, mas agora vai encarar o Águia de Marabá. O Humaitá, outro representante acreano no torneio, também teve seu adversário de estreia modificado. O tricolor porto acrense iria encarar pela terceira vez seguida o Trem-AP, mas como as modificações na tabela, terá como adversário o Porto Velho-RO.

Regulamento

Assim como nos últimos anos, a primeira fase da competição será disputada por 16 times, em jogo único, com data prevista para o dia 22 de janeiro. Os oito classificados avançam para as oitavas de final, onde já se encontram as oito melhores equipes ranqueadas. Os duelos na segunda fase também serão em jogo único.

Conforme o regulamento, a partir das quartas de final o torneio será disputado em jogos de ida e volta. Os confrontos da final estão marcados para os dias 09 e 23 de abril.

O torneio mantém o formato tradicional e reúne clubes do Norte, Centro-Oeste e do Espírito Santo.

Veja os campeões

Com 11 edições disputadas, o torneio apresenta os seguintes campeões: Brasília (2014), Cuiabá (2015 e 2019), Paysandu (2016, 2018, 2022 e 2024), Luverdense (2017), Brasiliense (2020), Remo (2021) e Goiás (2023).

Veja a nova tabela da Copa Verde 2025

Porto Velho-RO x Humaitá-AC (vencedor enfrenta Paysandu-PA)

Águia de Marabá-PA x Independência-AC (vencedor enfrenta Manaus-AM)

São Raimundo-RR x Trem-AP (vencedor enfrenta Remo)

Tocantinópolis-TO x GAS-RR (vencedor enfrenta Amazonas-AM)

Vitória-ES x Rio Branco-ES (vencedor enfrenta Goiás-GO)

União-MT x União-TO (vencedor enfrenta Aparecidense-GO)

Operário-MS x Luverdense-MT (vencedor enfrenta Vila Nova-GO)

Ceilândia-DF x Capital-DF (vencedor enfrenta Brasiliense-DF)