O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, foi categórico ao garantir que a vaga do campeão da Copa Verde está mantida na Copa do Brasil. Foto/Manoel Façanha

CBF recua e confirma vaga da Copa Verde na Copa do Brasil

Sales Coimbra/DOL

Durante o aguardado sorteio dos grupos da Copa do Nordeste de 2025, realizado na Barra da Tijuca na última terça-feira (14), uma preocupação que vinha agitando os bastidores do futebol regional finalmente foi esclarecida. A possibilidade da competição perder a vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil gerou apreensão entre torcedores e dirigentes, especialmente após a publicação de um novo regulamento da competição.

Em resposta aos questionamentos, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, foi categórico ao garantir que a vaga está mantida.

“Disseram que a Copa do Nordeste perderia a vaga para a terceira fase da Copa do Brasil. Isso é mentira. A vaga continuará existindo, assim como a da Copa Verde, que é outra competição que a CBF aposta muito e que, com certeza, em breve, ela estará também tão pujante como a Copa do Nordeste”, declarou Rodrigues.

FPF CONFIRMOU MUDANÇA NO REGULAMENTO

Até 2024, o regulamento oficial assegurava a classificação direta dos campeões da Copa Verde e da Copa do Nordeste para a terceira fase da Copa do Brasil. Caso o vencedor já tivesse conquistado a vaga por outros meios, a posição era transferida ao vice-campeão ou a quem melhor se qualificasse.

No entanto, a remoção desse trecho no documento de 2025 causou incertezas e deu margem à interpretação de que a vaga seria extinta. Fato que chegou a ser confirmado e defendido pelo presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Ricardo Gluck Paul, em entrevista exclusiva à Rádio Clube do Pará.

PAYSANDU E CRB GARANTIDOS NA COPA DO BRASIL

Em 2024, o Paysandu assegurou sua participação na Copa do Brasil 2025 ao conquistar o título da Copa Verde na decisão contra o Vila Nova-GO. Já na Copa do Nordeste, na qual o campeão foi o Fortaleza, a vaga na terceira fase do torneio nacional ficou com o CRB, uma vez que o Tricolor já havia garantido a classificação por meio da Libertadores.