No ano passado, o então atacante alvirrubro Charles Chenko abriu o placar a favor do Rio Branco na vitória contra o VEC. FOTO: MANOEL FAÇANHA

Estrelão sofre, mas vence o VEC-RO e assumi a vice-liderança do grupo A1

POR MANOEL FAÇANHA

O Rio Branco conquistou importante vitória na noite ontem (2) contra o VEC por 2 a 1, na Arena da Floresta, em jogo válido pela quarta rodada do grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D. Charles Chenko e Jean Carlos fizeram os gols do Rio Branco, enquanto Cabixi descontou para o Lobo do Cerrado.

Com a vitória, o campeão acreano subiu na classificação para a vice-liderança da chave, com seis pontos ganhos. Por outro lado, o VEC caiu para quarto, com quatro pontos.

O Rio Branco encara no próximo domingo o Náutico-RR, no estádio Ribeirão, em Boa Vista. Já o VEC folga na próxima rodada e retorna a campo no dia 16 de agosto diante do Rio Branco-AC, no estádio Portal da Amazônia, em Vilhena.

O jogo

Na busca de figura entre os primeiros do grupo, o Rio Branco teve um bom início de jogo. O campeão acreano pressionava bem a saída de bola do time rondoniense. Aos 2 minutos, Kássio arriscou de fora da área e o goleiro Wagner colocou para escanteio. Logo depois o arqueiro salvou uma testada de Dudu. Pressão!

Aos 14’, Giancarlo faz assistência para o atacante Charles Chenko, que dividiu a bola com o goleiro Wagner. Na sobra a esférica encontrou o corpo do atacante e a rede do VEC.

Melhor na partida, o Rio Branco ampliou a vantagem aos 31’. Jean Carlo recebeu de Robinho e mandou um ‘balaço’ de fora da área com a bola encontrando o ângulo do goleiro Wagner.

Estrelão cai de produção

Mesmo jogando bem e com a vantagem de dois gols no placar, o técnico do Rio Branco, Nei Gaúcho resolveu mudar o esquema tático do Estrelão, com a saída de meia Evandro Russo para a entrada de atacante Giancarlo. A modificação deixou o time estrelado lento e confuso. Para piorar o técnico ainda perdeu o próprio Giancarlo, lesionado.

Com o time estrelado desorganizado, o VEC cresceu na partida e passou a chegar com mais perigo ao gol do goleiro Roger. Aos 13 minutos, Edilsinho fez boa assistência para Lucas Andrade, que quase diminuiu.

O VEC continuou pressionando. Aos 20’, Lucas Andrade acabou derrubado na área pelo goleiro Roger Kath. O árbitro Daniel Martins dos Santos assinalou a marcação da penalidade e ainda expulso o arqueiro estrelado. Com isso, o técnico Nei Gaúcho foi forçado sacar o atacante Charles para colocar o goleiro Gabriel, de apenas 15 anos. Cabixi cobrou a penalidade com violência e descontou para o VEC.

Com um a menos, o Rio Branco passou a valorizar a posse de bola e marca forte o time do VEC. O time acreano ainda poderia ter feito o terceiro gol, aos 30’, mas Robinho acabou atrapalhando um chute de Jean Carlos, após cruzamento.

Ficha Técnica

Rio Branco 2 x 1 VEC Local: Arena da Floresta (em Rio Branco-AC); Árbitro: Daniel Martins dos Santos (MT); Auxiliares: Jean Carlos Rodrigues da Silva (AC) e Mário Jorge Ferreira Lima (AC); 4º árbitro: José Antonio de Almeida Pinheiro (AC); Público pagante: 958 torcedores; Renda: R$ 11.050,00; Gols: Charles aos 14’ e Jean Carlo aos 31’ do 1º; Cabixi aos 23’ do 2º; Cartões amarelos: Dourado, Edilsinho, Maycon e Vinícius (VEC); Expulsão: Roger Kath (Rio Branco);

Rio Branco

Roger Kath; Pedro Balu, Martinez, Carciano e Tiaguinho; Kássio, Evandro Russo (Giancarlo) (Joel), Jean Carlo e Robinho; Charles (Gabriel) e Dudu. Técnico: Nei Gaúcho.

VEC Wagner; Portela, André Morosini, Vinícius e Maycon; Cucaú, Dourado (Tuquinha), Diego Siqueira (Maxsuel) e Edilsinho; Cabixi e Souza (Lucas Andrade). Técnico: Marcos Birigui.