Por Duaine Rodrigues
O Rio Branco-AC não teve dificuldades para superar o Alto Acre por 3 a 0, na tarde deste sábado (5), na abertura da terceira rodada do Campeonato Acreano, no estádio Antônio Aquino Lopes, o Florestão, na capital. Os gols do triunfo do Estrelão foram anotados pelo volante Tárta, pelo lateral-direito Ley, de pênalti, e pelo atacante Romarinho. O Alto Acre desperdiçou uma penalidade na etapa final, com Elenilson.
Com a vitória, o Rio Branco abre vantagem na liderança do estadual, chegando aos nove pontos, três a mais que Galvez e Atlético-AC. O Alto Acre é o oitavo e lanterna, sem pontos somados.
O Rio Branco volta a jogar na quarta-feira (9), pela Copa Verde, contra o Genus (RO), no estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho, capital de Rondônia, às 21h30 (de Brasília). Pelo Campeonato Acreano, o Estrelão entra em campo novamente no domingo (13), contra o Vasco-AC, a partir das 18h (local), na Arena da Floresta.
O Alto Acre vai tentar a primeira vitória no estadual contra o Plácido de Castro, também no domingo, contra o Plácido de Castro, no estádio Antônio Araújo Lopes, em Epitaciolândia, a 230 km da capital.
O Rio Branco não precisou fazer muita força para bater o Alto Acre. O time do interior já começou a partida em desvantagem, com um jogador a menos, por causa do atraso do meia Mauro, que só chegou ao estádio após o apito inicial e entrou em campo com mais de cinco minutos de partida. Com mais volume de jogo no campo de ataque, mas sem muita inspiração, o Estrelão abriu o placar aos 19 minutos. Após cruzamento pelo lado esquerdo de ataque, o volante Tárta subiu mais que a defesa do Alto Acre e cabeceou para o fundo da rede do goleiro Jhonnatas.
Cinco minutos depois, a defesa do Alto Acre chegou atrasada no bote contra o ataque do Alvirrubro e Eduardo cometeu pênalti em Lucas Goiano. Na cobrança, o lateral-direito Ley ampliou a vantagem: 2 a 0. A folga no placar fez o Estrelão diminuir o ritmo e o placar manteve-se inalterado até o intervalo.
No segundo tempo, debaixo de muita chuva, o Alto Acre viu a situação ficar ainda mais complicada após a expulsão do meia-atacante Vaca, após levar o segundo cartão amarelo. No entanto, mesmo com um a mais em campo, o Rio Branco não tirou o pé do freio e só conseguiu marcar mais uma vez no jogo. Aos 26 minutos, Romarinho aproveitou cruzamento para a área do Alto Acre e a saída em falso do goleiro Jhonnatas para fechar o placar, de cabeça, e confirmar a terceira vitória consecutiva do bicampeão acreano no estadual 2016.
O Alto Acre, que pouco perigo levou ao gol de Fernando Pompéu durante a partida, teve a chance de diminuir o placar, de pênalti, aos 30 minutos. Mas a cobrança do atacante Elenilson parou nas mãos do camisa 1 do Estrelão, que ainda não sofreu gol no estadual.