No ano passado, o então atacante alvirrubro Charles Chenko abriu o placar a favor do Rio Branco na vitória contra o VEC. FOTO: MANOEL FAÇANHA

Em 2016, Série D ganha acréscimo de oito clubes

MANOEL FAÇANHA

Rio Branco-AC – Com o discurso de integrar cada vez mais os clubes ao calendário anual de competições, o departamento de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou ontem que a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D 2016 terá um acréscimo de oito clubes, totalizando agora 48 participantes.

As oito vagas surgidas irão ficar com São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pará. O estado paulista foi o mais beneficiado e ganhou mais dois integrantes da competição nacional. A distribuição das vagas respeitou o Ranking Nacional das Federações de 2016.

Com a novidade, o sistema de disputa será alterado para 12 grupos de quatro clubes cada, com jogos de ida e volta dentro do grupo. Classificam-se para a segunda fase os dois primeiros de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados, totalizando 32 clubes. A partir da segunda fase, a competição será disputada através do sistema mata-mata até a sua conclusão.

A disputa do Campeonato Brasileiro da Série D está agendada para iniciar a partir do dia 29 de maio. O campeão do primeiro turno do Campeonato Acreano garante vaga para o torneio.