O gestor de futebol do Genus, Evaldo Silva, comemorou o resultado.

STJD pune Genus-RO, mas não elimina o jogo da volta contra o RBFC

MANOEL FAÇANHA

Rio Branco-AC – Em julgamento realizado na tarde de ontem (16), na Terceira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, STJD, o Genus acabou apenado com multa de R$ 500 e perda de seis pontos pelo fato de usar irregularmente o lateral direito Guarate na vitória sobre o Rio Branco, por 2 a 1, semana passada, pelo jogo de ida da Copa Verde.

O resultado força o departamento de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) remarcar o jogo da volta entre acreanos e rondonienses. Uma vitória simples, fora de casa, classifica o Genus-RO.

Recurso

Ao tomar conhecimento da decisão da Terceira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, STJD, a própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recorreu da sentença para preservar o ‘Regulamento Geral de Competições’, no seu artigo 46 (Ao verificar que um clube incluiu na partida atleta sem condição legal, a DCO encaminhará notícia da infração ao STJD). O parágrafo único do referido acordo artigo diz ainda: “Em competições eliminatórias (mata-mata), para fins de aplicação de pena pelo STJD, não se considerará pontuação, devendo o clube responsável pela irregular atuação de atletas, ser excluído da competição”.

Entenda o caso

Na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D 2014 o lateral direito Guarate acabou expulso e, posteriormente, julgado a revelia e pegando suspensão de dois jogos em competições nacionais, em penalidade imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportivo (STJD). Entretanto, o atleta não chegou a cumprir a punição, assim participando ativamente da partida entre Genus e Rio Branco, ocorrida na semana passada, no estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho-RO, onde culminou com vitória do time Guaporé por 2 a 1.