Francisco Dandão
Nelson Rodrigues vivia dizendo que o Fla x Flu começou dez minutos antes do nada. Para o cronista, o encontro entre essas duas agremiações esportivas era tão transcendental que já existia quando nem o universo estava presente. Antes até do sopro no barro que originou a vida!
Pois agora, meus prezados, com toda essa convulsão política que sacode a república das bananas, chego a imaginar que não foi apenas o Fla x Flu que começou antes do nada. São tantas as falcatruas, que isso não pode ter começado assim no dia em que brilhou o primeiro raio de luz.
A história do Brasil está cheia de pilhagens, seja de estrangeiros contra o patrimônio nacional, seja de nativos em busca de vantagens impróprias e indevidas. A corrupção por aqui está na raiz da formação do país. O espanto que nos arrebata agora é apenas por conta da divulgação.
Quem leu um pouquinho a respeito do tema sabe disso. E como exemplo dessas minhas afirmações, digo que antes dos portugueses tomarem posse da terra supostamente recém-descoberta, espanhóis já subiam e desciam os rios da Amazônia levando o que achavam por bem.
Quando os portugueses chegaram, a pilhagem continuou. A propósito de o Brasil ser colônia dos gajos, tudo de precioso que existia por essas bandas ia parar no além mar. Os caras inventaram até esculturas de santos ocas para levar a muamba. Daí a expressão “santo do pau oco”.
Depois, já no século passado, foi a vez de os ingleses roubarem a semente da seringueira para plantá-la na Malásia. Levaram milhares de sementes, passaram a produzir na Ásia e a vender para os mercados consumidores a preços menores e, assim, derrubaram a economia nacional.
A Petrobras é tão somente mais um capítulo dessa história de espertezas que tem expropriado o país das suas riquezas, não permitindo aos mais pobres o alcance de uma vida digna, minimamente digna, com serviços públicos de qualidade e ao dispor de todos. Só mais um capítulo!
A história, certamente, ainda está longe do fim. A história, para falar a verdade, só tem fim na hipótese de Francis Fukuyama. Ao contrário do fim da história, vive-se um enorme avanço com as investigações e as descobertas de cascas de ovo cheias de pelos. A história avança sempre!
O Fla x Flu começou dez minutos antes do nada. As malandragens no Brasil também começaram antes do nada. Não posso precisar o que começou primeiro. O que eu sei é que o Fla x Flu já não pode ser chamado apenas de jogo de futebol. A disputa saiu dos estádios e foi parar nas ruas!