O meia Emerson Martins arrisca o chute de fora da área. O zagueiro celeste Pé de Ferro tenta o corte, mas não evita que o chute alcance o ângulo do goleiro Edivandro. Foto: Manoel Façanha

Estrelão vence o 1º turno e amplia calendário

MANOEL FAÇANHA

Rio Branco-AC – Uma vitória apertada por sobre o Atlético Acreano por 1 a 0, gol de Emerson Martins, aos 21 minutos da etapa final, deu ao Rio Branco o título invicto do primeiro turno do Campeonato Acreano 2016. O triunfo alvirrubro ocorreu na tarde do sábado (2), no estádio Arena da Floresta. Com a conquista, o alvirrubro carimbou vaga nas próximas duas edições do Campeonato Brasileiro da Série D (2016/2017) e da Copa do Brasil 2017.

O triunfo estrelado quebrou uma sequência de empates e derrotas diante do time celeste na disputa do estadual que já perdurava há quase quatro anos (a última vitória do time da estrela rubra havia ocorrido em 2012).

Próximos jogos

O Rio Branco retorna a campo na próxima quinta-feira (7), às 19h30, pelo jogo de ida da segunda fase da Copa Verde, em Belém, contra o Paysandu. O Atlético-AC espera pela definição da tabela do returno do estadual para saber o adversário, a data e o local do próximo compromisso.

Jogo

Com o maior público da disputa do estadual deste ano, 2.050 pagantes, Rio Branco e Atlético Acreano fizeram um início de jogo bem equilibrado. O alvirrubro iniciou a partida um pouco melhor e teve a chance de abrir o placar com Rafael Tanque e Neném, mas ambos desperdiçaram. O Galo, por sua vez, equilibrou as ações e também levou inúmeros lances de perigo ao gol de Fernando Pompéu. Porém, o time celeste sempre falhou nas finalizações.

Mudança e gol

Necessitando da vitória para levar a taça, o Rio Branco retornou dos vestiários com Testinha no lugar de Tárta. O resultado foi um time estrelado mais criativo e com mais posse de bola contra um Galo mais retraído em sua defesa.

Numa bola parada, aos 14 minutos, o zagueiro Tiago Índio ganhou no jogo aéreo e testou para o chão. O goleiro Edivandro, bem colocado, salvou à queima roupa.

O Rio Branco era mais incisivo e conseguiu marcar aos 21 minutos. Após troca de passes iniciada na esquerda do ataque a bola sobrou na entrada da grande área para a finalização perfeita do meia Emerson Martins. A bola viajou e encontrou o ângulo esquerdo do goleiro celeste Edivandro. Festa da torcida estrelada!

O gol alvirrubro forçou o Atlético-AC ir em busca do empate. Porém, o goleiro Fernando Pompéu e o setor de defesa estrelado seguraram bem a pressão do Galo Carijó.

Numa bola parada de Jeferson, aos 24 minutos, o Galo quase encontra o empate, mas a bola passou rente a trave direita de Fernando Pompéu. Outra grande chance do empate saiu numa testada de meia Josy, mas o arqueiro estrelado salvou no reflexo.

O chute de meia distância era a arma do Rio Branco e, após nova troca de passe, Emerson Martins recebeu de Testinha na frente da área celeste e mandou um ‘bomba’. Edivandro saltou para tocar na bola e mandá-la para escanteio, aos 33 minutos.

Nos minutos finais o Galo tentou pressionar na busca do empate, mas a defesa estrelada suportou bem a pressão até o apito final do árbitro Josimar Almeida.

Súmula

Rio Branco 1 x 0 Atlético

Local: Arena da Floresta

Data: 2 de abril

Árbitro: Josimar Almeida

Assistentes: Jean Carlos e Marcio Cristiano

Público: 2.050 pagantes

Renda: 10.740

Rio Branco FC: Fernando Pompéu, Ley, Cássio, Tiago Índio e Cristian; Paulinho Pitbull (Roberto Dinamite), Tárta (Testinha), Emerson Martins e Nenem; Romarinho e Rafael Tanque. Técnico: João Carlos Cavalo

Atlético Acreano: Edivandro, Januário (Fellype), Diego, Pé de Ferro, Jeferson; Leandro, Tragodara, Eduardo, Josy, Polaco; Adriano Louzada (Ailton). Técnico: Álvaro Miguéis