O Galvez jamais venceu o Rio Branco na história dos confronto entre ambas. Foto: Manoel Façanha

RBFC x Galvez: histórico dos confrontos

MANOEL FAÇANHA

Rio Branco-AC – No histórico dos confrontos, o Galvez jamais venceu o bicampeão acreano. Na matemática dos números, o Rio Branco leva ampla vantagem com oito vitórias e três empates em nove jogos disputados. O alvirrubro ainda marcou 25 gols e sofreu apenas cinco. A maior goleada do confronto foi registrada na temporada de 2013, quando o Estrelão venceu o time militar na fase classificatória e nas semifinais pelo placar de 5 a 1.

Os números do AC na Copa BR

A Copa do Brasil entra este ano na sua 28ª edição. O futebol acreano esteve ausente apenas na sua primeira edição, em 1989. Conforme dados da reportagem de Opinião, o Rio Branco FC é o clube acreano com maior número de apresentações dentro do torneio (19 participações), totalizando 42 jogos: 11 vitórias, 24 derrotas e sete empates. O retrospecto ainda aponta 34 gols pró e 76 contra, saldo negativo de 42 gols.

Além do Rio Branco FC, o Acre ainda esteve presente na competição com as equipes do AC Juventus, Independência, Adesg, Atlético Acreano, Vasco da Gama e Plácido de Castro.

Somando todas as participações de clubes acreanos nas edições de copas do Brasil, o futebol local soma 67 jogos, com 17 vitórias, 12 empates e 38 derrotas. Os clubes locais balançaram as redes adversárias por 59 vezes, mas acabaram levando 123 gols, acumulando um déficit de 64 gols.

Melhor campanha do AC

A melhor participação do futebol acreano dentro da Copa do Brasil ocorreu na temporada de 1997. O Rio Branco naquele ano acabou eliminando na primeira fase o Baré (RR) e, na fase seguinte, enfrentou o Goiás. No confronto de ida, no estádio José de Melo, vitória apertada do time acreano por 1 a 0, gol de Biro-Biro. No jogo da volta, o Rio Branco conseguiu a façanha de eliminar o Goiás, em Pleno Serra Dourada (GO), ao perder o jogo somente por 2 a 1. Na terceira fase, o time acreano enfrentou o Flamengo (RJ). No jogo ocorrido no Acre, vitória estrelada por 2 a 1, mas na partida de volta, realizada no Maracanã, após a expulsão do goleiro Waltemir, o time da Gávea enfiou 5 a 1.