MANOEL FAÇANHA
Rio Branco-AC – Com um gol de Ciel, aos 19 minutos da etapa complementar, o Galvez derrotou na noite de ontem (20), no estádio Florestão, o Rio Branco, pelo jogo da ida da Copa do Brasil. O resultado deixou o time militar precisando de simples empate ou até mesmo derrota por 2 a 1, 3 a 2 e assim por diante no confronto da volta, próxima quarta-feira (27), às 19h30, no estádio Arena da Floresta, para avançar no torneio.
Essa foi a primeira vitória do Imperador frente ao Rio Branco. Os dois clubes já se enfrentaram 12 vezes, com oito vitórias do Rio Branco, uma do Galvez e três empates. O alvirrubro ainda marcou 26 gols e sofreu apenas seis.
Jogo
Galvez e Rio Branco fizeram um início de jogo equilibrado e de forte marcação, assim não sobrando espaço aos atacantes de ambas as equipes.
Com o mando de campo favorável, o Galvez, aos poucos, ganhou o meio campo e passou a criar as melhores oportunidades de gols. Na primeira delas, o atacante Araújo Jordão entrou pelo lado direito e arriscou o chute, mas a bola passou a direita do goleiro Babau.
Errando menos e mostrando gana pela vitória, o Imperador assustou novamente num chute de meia distância do volante Wilson, mas a bola passou rente o travessão de Babau, aos 20 minutos.
Um minuto depois, o Rio Branco respondeu. Paulinho Pitbull pegou sobra de bola pela direita do ataque e arriscou o chute, mas o goleiro Máximo, bem colocado, fez grande defesa.
Fim do Jejum
Na etapa complementar de partida, o técnico alvirrubro João Carlos Cavalo tentou corrigir os erros de sua equipe, mas pouco adiantou.
Na primeira grande oportunidade do reinício de partida, aos 12 minutos, o meia Careca rompeu a defesa alvirrubra e soltou o pé. O goleiro Babau não achou a ‘redondinha’ e ala estourou na trave.
Melhor no jogo, o Galvez foi pra cima. Careca entrou pela direita e foi derrubado dentro da grande área pelo zagueiro alvirrubro Erick, aos 18 minutos. O árbitro Fledes Rodrigues apontou para a marca da cal. Um minuto depois, o meia Ciel cobrou bem a penalidade e abriu o marcador para o time militar.
O Rio Branco respondeu numa bola parada de Testinha. O goleiro Máximo ainda escorreu, mas se recuperou e espalmou a bola para o meio da área, aos 20 minutos.
Aos 27 minutos, Testinha atingiu com o braço no atacante Tonho Cabanã. O assistente Márcio Cristiano ‘dedurou’ o meia estrelado e o árbitro Fledes Rodrigues expulsou o maestro alvirrubro.
Porém, mesmo com um jogador a menos, o Rio Branco quase chegou ao empate com o atacante Valério. O artilheiro entrou no cara crachá com o goleiro Máximo, mas acabou perdendo o ângulo, aos 30 minutos.
Nos minutos finais o Galvez perdeu o zagueiro Gato, expulso. Com isso, o Rio Branco tentou na base do abafa uma pressão, mas o goleiro Máximo garantiu a vitória do time militar após boa finalização do meia Ley.
Súmula
Galvez 1 x 0 Rio Branco
Copa do Brasil 2016
Data: 20 de abril
Local: Florestão
Horário: 19h30
Público: 1.263 pagantes
Renda: R$ 18.415,00
Árbitro: Fledes Rodrigues Santos (RO)
Assistentes: Marcio Cristiano Silva e Jean Carlos Rodrigues (AC)
Cartões Vermelhos: Testinha (RBFC); Gato (GEC)
Galvez: Máximo; Chumbo, Gato, Araújo Goiano e Layo (Antonio Marcos); Wilson, Olliver (Cássio), Ciel e Careca (Thiago); Araújo Jordão e Tonho Cabañas. Técnico: Zé Marco
Rio Branco: Babau; Bruno, Cácio, Erick e Romarinho; Paulinho Pitbull (Testinha), Tárta, Emerson Martins, Ley e Neném (Germano); Rafael Tanque (Neto Pessoa). Técnico: João Carlos Cavalo