Coordenação do Samu mandou documento informando que iria suspender os serviços nos jogos do Campeonato Acreano 2016

Louro Marques intervém e atendimento médico será mantido durante os jogos

MANOEL FAÇANHA

Rio Branco – AC – Com a ameaça da retirada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) das praças esportivas locais, dirigentes dos clubes profissionais do estado estiveram reunidos ontem (3), na sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), para discutir o assunto e buscar alternativas para o problema.

Na semana passada, um documento foi protocolado na sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC) informando que o Samu deveria tirar suas unidades das praças esportivas a partir de 1º de maio. O assunto causou preocupação entre os dirigentes locais, pois a execução do serviço, de forma privada, causaria um prejuízo de R$ 2.500 por rodada.

Saiu em defesa

O presidente do Rio Branco, deputado estadual Lourival Marques (PT), presente ao encontro, saiu em defesa da manutenção do serviço do Samu nas praças esportivas. O parlamentar, ainda ontem (3), esteve reunido com o secretário de Saúde, Gemil Salim, nas busca de sensibilizar o gestor da importância da continuidade dos serviços prestado pelo órgão dentro das praças esportivas.

Lourival Marques, que ainda é líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC), deixou claro que a medida é totalmente equivocada pela direção do órgão, pois é inaceitável onde exista a realização de atividade esportiva, com a presença de populares, não haja serviço do Samu. O parlamentar explicou ainda que o Governo do Estado sempre foi um parceiro dos clubes e da Federação de Futebol do Acre e faria de tudo para que essa parceria fosse mantida de forma harmoniosa. O parlamentar finalizou lembrando que o futebol, além de uma manifestação cultural, é uma ferramenta importante para frear a violência e o consumo de drogas entre jovens e adolescentes.

Resolvido

Após o encontro com o secretário de Saúde, Gemil Salim, ficou acertado que uma ambulância do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB), com dois profissionais do Corpo de Bombeiros, irá trabalhar durante os jogos.

Rodada tripla

No encontro de ontem (3), dirigentes do futebol local acordaram realizar os três jogos da última rodada do returno do estadual para o sábado (7). O motivo, além de beneficiar o Galvez, equipe acreana na Copa do Brasil, que recebe o Santos-SP, dia 11 de maio, no estádio Arena da Floresta, ainda economizará custos aos cofres dos clubes e da FFAC.

Com isso, a rodada começa a partir das 15h45 com o confronto entre Rio Branco e Atlético Acreano. Logo depois, às 17h45, o Vasco da Gama mede forças contra o Galvez. No fechamento da rodada, às 19h45, o Alto Acre tenta vencer o Plácido de Castro para largar a lanterna do turno. Os três confrontos serão realizados no estádio Arena da Floresta.