Série D de 2016

Domingo passado deixei a praia mais cedo para poder assistir ao meu primeiro jogo pela série D do campeonato brasileiro deste ano de 2016. Em campo, o cearense Uniclinic contra o sergipano Itabaiana, no aconchegante estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. A praia de cedo pela bola tardia!

Até agora, no momento em que cometo essa crônica, não tenho certeza se foi uma boa ideia deixar a praia prematuramente. É que aos domingos as areias de Fortaleza costumam ferver, cheias de belos corpos em biquínis sumários rumo ao mar. Já o jogo, esse foi meio de amargar.

Numa jornada de praticamente nenhuma inspiração, o vice-campeão cearense Uniclinic nem de longe se assemelhou com o time que alguns meses atrás empolgou a torcida dos chamados cabeças-chatas. Tomou foi certo sufoco do visitante. Saiu atrás no placar e teve que suar para empatar.

Diante do que não jogou, o empate ficou até de bom tamanho para o Uniclinic. Como o time vinha de duas vitórias contra, respectivamente, Serra Talhada, de Pernambuco, e Potiguar, do Rio Grande do Norte, o pontinho conquistado foi suficiente para garantir a liderança do grupo A8.

A performance dos dois times foi tão abaixo da crítica que muitas vezes eu me peguei prestando mais atenção a um vendedor de picolé e água mineral que fazia evoluções na arquibancada. Transpirando bom humor, o homem curtia a baixa nas suas vendas recitando jocosos versos de cordel.

O “picolezeiro” parecia nem saber quem estava jogando. A ponto de chamar o Itabaiana de Tabajara, perguntando a uma das testemunhas presentes ao estádio se aquele time que visitava o Uniclinic era da Paraíba. “A culpa disso tudo é da Dilma”, dizia ele, emendando uma rima qualquer.

Menos mal que o céu de brigadeiro me fez voltar são e salvo para casa. É que na primeira vez que eu fui ao estádio Presidente Vargas este ano, em janeiro, desabou um pé d’água que me fez chegar ao meu “château” molhadinho. Difícil ter tudo mesmo: bom domingo, jogo ruim!

Ao chegar em casa tratei de correr para a internet para acompanhar os jogos dos times acreanos na mesma série de Uniclinic e Itabaiana. E aí pude constatar que o Rio Branco começou a sua reação, ao vencer o Rondoniense. E pude ver que o Atlético continua liderando o seu grupo!

Então é isso. No próximo fim de semana começa o segundo turno da série D nessa primeira fase. A rigor, salvo exceções, quase todo mundo ainda pode se dar bem. E a julgar pelo que eu vi domingo, em Fortaleza, de Norte a Sul os times estão bastante nivelados. Pode dar qualquer coisa!