No começo desta semana tive a satisfação de trocar e-mails com o professor Álvaro Miguéis, meu parceiro de inúmeras conversas no ponto mais alto das arquibancadas do estádio Arena da Floresta, em dias que eu resolvia não ficar à beira do gramado captando lances com a minha câmera.
Invariavelmente, quando eu chegava ao local o Álvaro já estava lá, exercitando a sua solidão enquanto observava a evolução dos times algumas dezenas de metros abaixo. Olhar apurado, às vezes pensando em voz alta, ele fazia sempre uma leitura perfeita das estratégias das equipes.
Por aqueles dias, o Álvaro estava sem clube. Depois de uma brevíssima passagem pelo Rio Branco, na qual não teve o direito de disputar sequer uma partida no comando da equipe, ele ficava fazendo planos para voltar a dirigir algum time. Ele tinha convicção que voltaria.
Eis que o tempo passou, as águas do rio Acre subiram e desceram ao querer das chuvas sazonais, veio e passou um carnaval, até que ao bom treinador Álvaro Miguéis foi oferecida outra oportunidade de mostrar a sua competência. O redemoinho que leva ao fundo também faz a folha emergir!
Azul da cor do céu, como se um símbolo do infinito em forma de bola, o Atlético Acreano foi o time que apostou na capacidade do treinador Álvaro Miguéis. Convidou-o para assumir a direção técnica advertindo-o que os recursos para montar o time eram escassos. Um desafio e tanto. Era tudo o que o então ocioso treinador precisava e queria ouvir.
Acostumado a garimpar talentos nas divisões de base, ele montou um time quase que completamente com jogadores locais, cuja maioria havia passado pelas suas mãos com sucesso nas categorias menores. Um time vencedor!
Os resultados não tardaram a aparecer. Primeiro veio o título estadual. Um título que o Galo perseguia há mais de 20 anos. Depois veio a excelente campanha na primeira fase da série D do campeonato brasileiro. O time celeste realizou a quarta melhor campanha entre os 68 concorrentes.
É certo que a série D de 2016 ainda não acabou. Batalhas ferrenhas, a começar pelo Náutico (RR) no próximo sábado, ainda estão por vir. Mas o time que o professor Álvaro Miguéis comanda tem jogado um futebol de primeiríssima qualidade. Fato que deixa os acreanos cheios de expectativa!
Trecho do e-mail do Álvaro pra mim: “Uma pena que você não está aqui para observar o meu time jogar. Sempre jogamos para ganhar, seja em casa ou fora”. Trecho da minha resposta: “O teu sucesso no comando do Galo atual não é por acaso. É fruto de toda a tua história no esporte local”.