POR TIÃO VITOR
O grande herói do Ouro Olímpico no futebol no conquistado pelo Brasil no último sábado, o goleiro Weverton, deve ser homenageado pelo Parlamento Acreano com a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo. O anúncio foi feito na manhã desta terça feira pelo presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputado Ney Amorim (PT).
Weverton Pereira da Silva é acreano de Rio Branco, criado na região da Baixada do Sol. Ele entrou para a história do futebol brasileiro ao defender o pênalti da Alemanha, na decisão da competição olímpica.
Ney Amorim é amigo de infância de Weverton. Os dois cresceram na região da Baixada do Sol e costumavam jogar bola no campo do Vidal. Ele falou com emoção a sua carreira que começou nas peladas com os amigos até se destacar no cenário nacional como goleiro do Atlético Paranaense.
“É uma honra muito grande para todos os acreanos ter um exemplo de homem como é o Weverton como o grande herói que foi decisivo para o Brasil conquistar a medalha de ouro no futebol olímpico”, disse o presidente da Aleac.
Ney Amorim não informou uma data para a realização homenagem a Weverton, já que vai depender da agenda do atleta que foi convocado nesta segunda-feira pelo técnico.
Tite como titular na Seleção Brasileira principal. Mas Amorim acredita que ela deve ocorrer até o final do ano legislativo.
O também deputados Raimundinho da Saúde (PTN) e Daniel Zen (PT) fizeram pronunciamentos falando sobre Weverton e a importância do seu feito para o futebol brasileiro e para o Acre.
De acordo com Raimundinho, Weverton divulgou o nome do Acre para ao mundo: “Com felicidade, nós vimos o nome do nosso Estado ser divulgado de uma maneira boa para todos os cantos do mundo através de um rapaz que nasceu de uma família humilde e que hoje conseguiu se destacar em um momento tão importante da história do esporte do nosso País”.
Daniel Zen também é amigo de muito tempo de Weverton e sua família. A mãe do goleiro, dona Jusefa, chegou a trabalhar na casa de Zen por mais de 20 anos.
“Nós pudemos acompanhar toda a trajetória do Weverton e posso dizer que ele é um menino bom que, além de ter se tornado esse craque e herói nacional, é um cara que cuida da família, que levou todos para junto dele quando se fixou no Paraná, e que é um uma pessoa que tem orgulho de ser acreano e de suas origens”, elogiou Daniel Zen.