Alunos da Escola ABC durante apresentação do painel de handebol. Foto/Cedida.

Alunos do Colégio ABC realizam feira e a história das olimpíadas foi o tema

MANOEL FAÇANHA

As Olimpíadas do Rio 2016 deixou um legado não somente de obras e espetáculos no país, mas deixou também enraizado entre crianças e adolescentes a chama olímpica. Os estudantes da Escola ABC, localizada no bairro Aviário, são exemplo vivo desse legado. Na última sexta-feira (2), a Feira do Conhecimento, método de estudo aplicado pela escola, trouxe como tema a história dos Jogos Olímpicos.

Alunos e professores no stand da modalidade de handebol durante a feira. Foto/Cedida
Alunos e professores no stand da modalidade de handebol durante a feira. Foto/Cedida

A feira reuniu aproximadamente 370 alunos. As modalidades esportivas exploradas pelos alunos foram: handebol, futebol, natação, judô e ainda o jiu-jitsu (esse último esporte não olímpico, mas com boa aceitação entre os estudantes da escola). A feira início pela manhã e foi finalizada somente ao final da tarde. Centenas de pais de alunos marcaram presença e aprovaram a metodologia de ensino da escola em incentivar o despertar do esporte entre os estudantes.

No painel da Natação, as professoras Elis e Greissi como os alunos Gabriel Façanha, Felipe Nemetala, Diogo e Luis Felipe. Foto/Manoel Façanha
No painel da Natação, as professoras Elis e Greissi como os alunos Gabriel Façanha, Felipe Nemetala, Diogo e Luis Felipe. Foto/Manoel Façanha

Na avaliação da professora de Educação Física Carla Aguiar, da coordenação da feira, as modalidades de handebol e natação empolgaram bastante os alunos da escola. ‘Eles se envolveram bastante com esses dois temas. Fizeram apresentação das modalidades e responderam perguntas do público’, conta a educadora física.

A coordenadora do ensino fundamental da Escola ABC, professora Alessandra Aparecida foi outra que ficou encantada com o envolvimento dos alunos durante atividade, assim como de todos os professores e pessoal de apoio. ‘Estamos muito felizes com o desfecho de nossa feira. Os alunos mostraram que, além do amor ao esporte, tiveram dedicação ao aprendizado’.

Incentivo externo

A professora Carla Aguiar, o aluno Gabriel Façanha e a jogadora de handebol Sanny Lopes no painel 'Linha do Tempo' que conta a histórias dos Jogos Olímpicos. Foto/Manoel Façanha
A professora Carla Aguiar, o aluno Gabriel Façanha e a jogadora de handebol Sanny Lopes no painel ‘Linha do Tempo’ que conta a histórias dos Jogos Olímpicos. Foto/Manoel Façanha

A feira ainda contou o incentivo de atletas locais das modalidades de handebol e natação. O nadador Fábio Sampaio, hoje também árbitro da modalidade, inclusive, trabalhando nas provas classificatórias das Olimpíadas do Rio de Janeiro, marcou presença na feira e ficou encantado com o conhecimento transmitido pelos estudantes sobre modalidade. A atleta Sanny Lopes, jogadora da equipe adulta de handebol da Escola ABC e também tia de uma aluna, também fez elogios à feira. Segundo ela, a atividade é uma forma criativa de incentivar o aprendizado da Educação Física entre os estudantes.

O aluno Gabriel de Lima Façanha, 7 anos, da 1ª série (professora Elisangela), teve a natação como objeto de estudo. O estudante pesquisou a respeito do fenômeno da natação mundial, o americano Michael Fred Phelps. Gabriel falou da trajetória do campeão nas piscinas, assim como os estilos de provas existentes entre competidores.

A professora Elisangela (Lis) elogiou a dedicação de seus alunos para transmitir os conhecimentos da natação ao público presente à feira. ‘Estou muito feliz com o empenho de cada um deles. Foram magníficos’.

Edição do Jornal Opinião destacou a feira na edição do domingo (4/9).
Edição do Jornal Opinião destacou a feira na edição do domingo (4/9).