Andirá EC/1969. Em pé, da esquerda para a direita: José Augusto, Reinaldo Amarelinho, Humberto, Madureira, Hélio Fiesca e Babá. Agachados: Albertino, João Cutia, Pituba, Luís Jacaré e Paulo. Foto/Acervo Francisco Dandão

Andirá completou 52 anos de fundação

MANOEL FAÇANHA

Fundado no dia 1º de novembro de 1964 por uma das famílias mais tradicionais do Estado do Acre, os Dantas, o Andirá EC completou ontem (1º) 52 anos de fundação. A origem do nome do clube vem da palavra indígena “andyrá”, que em Tupi significa “morcego”. Suas cores inicialmente eram o preto e o branco. Recentemente, em 2006 o clube adotou o verde em seu uniforme que, segundo o então presidente à época Gilberto Braga, era uma homenagem à Amazônia e à borracha, produzida com destaque no Estado.

O clube mais simpático do Acre também traz o orgulho de ter sido o primeiro time acreano a ser incluído num teste da Loteria Esportiva, isso em 1974. A equipe foi goleada em casa pelo Paysandu de Belém, por 4 a 0.

Outra proeza do Morcego diz respeito ao fato de nomear pela primeira vez uma mulher para assumir o comando técnico de um time de futebol no Brasil. Tratava-se da professora Cláudia Malheiros que comandou a equipe nas temporadas de 2000, 2006 e 2007. Na terceira passagem na direção andiraense a técnica ajudou o time a conquistar o vice-campeão.

Nesta história de mais de meio século de vida, o Morcego conquistou apenas dois títulos na sua história, ambos de campeão da Segunda Divisão, em 2011/2015. Outro feito andiraense ocorreu na temporada 2012, quando o atacante andiraense Eduardo terminou o estadual na artilharia com 13 gols.

Internautas parabenizam o clube

Nas redes sociais dezenas de internautas parabenizaram o clube pela data festiva. O apresentador da TV Acre (Rede Globo), jornalista Aires Rocha fez o seguinte comentário: “O goleiro Pituba era temido! Lembro-me dele no José de Melo”, escreveu o apresentador.

O ex-presidente do clube, Carlos Xepa, também ex-goleiro do futebol local, também usou sua conta no facebook para falar do clube: “Sebastião Dantas, irmão do então governador do Acre Wanderley Dantas, foi o primeiro presidente da história do Andirá. Já o nome clube foi dado em homenagem ao Seringal Novo Andirá, de propriedade dos irmãos Dantas e localizado as margens do rio Acre, logo abaixo do município de Porto Acre”. O ex-dirigente finalizou o comentário da sua postagem explicando que a sua chegada ao clube foi para assumir a vice-presidência da agremiação através de um convite do então presidente Nizomar. A parceria, segundo ele, o levou ao cargo de presidente. “Realizamos um grande trabalho que nunca eu irei esquecer. Foi uma época de muitas lutas, mas valeu a pena”.