MANOEL FAÇANHA
Fundado no dia 1º de novembro de 1964 por uma das famílias mais tradicionais do Estado do Acre, os Dantas, o Andirá EC completou ontem (1º) 52 anos de fundação. A origem do nome do clube vem da palavra indígena “andyrá”, que em Tupi significa “morcego”. Suas cores inicialmente eram o preto e o branco. Recentemente, em 2006 o clube adotou o verde em seu uniforme que, segundo o então presidente à época Gilberto Braga, era uma homenagem à Amazônia e à borracha, produzida com destaque no Estado.
O clube mais simpático do Acre também traz o orgulho de ter sido o primeiro time acreano a ser incluído num teste da Loteria Esportiva, isso em 1974. A equipe foi goleada em casa pelo Paysandu de Belém, por 4 a 0.
Outra proeza do Morcego diz respeito ao fato de nomear pela primeira vez uma mulher para assumir o comando técnico de um time de futebol no Brasil. Tratava-se da professora Cláudia Malheiros que comandou a equipe nas temporadas de 2000, 2006 e 2007. Na terceira passagem na direção andiraense a técnica ajudou o time a conquistar o vice-campeão.
Nesta história de mais de meio século de vida, o Morcego conquistou apenas dois títulos na sua história, ambos de campeão da Segunda Divisão, em 2011/2015. Outro feito andiraense ocorreu na temporada 2012, quando o atacante andiraense Eduardo terminou o estadual na artilharia com 13 gols.
Internautas parabenizam o clube
Nas redes sociais dezenas de internautas parabenizaram o clube pela data festiva. O apresentador da TV Acre (Rede Globo), jornalista Aires Rocha fez o seguinte comentário: “O goleiro Pituba era temido! Lembro-me dele no José de Melo”, escreveu o apresentador.
O ex-presidente do clube, Carlos Xepa, também ex-goleiro do futebol local, também usou sua conta no facebook para falar do clube: “Sebastião Dantas, irmão do então governador do Acre Wanderley Dantas, foi o primeiro presidente da história do Andirá. Já o nome clube foi dado em homenagem ao Seringal Novo Andirá, de propriedade dos irmãos Dantas e localizado as margens do rio Acre, logo abaixo do município de Porto Acre”. O ex-dirigente finalizou o comentário da sua postagem explicando que a sua chegada ao clube foi para assumir a vice-presidência da agremiação através de um convite do então presidente Nizomar. A parceria, segundo ele, o levou ao cargo de presidente. “Realizamos um grande trabalho que nunca eu irei esquecer. Foi uma época de muitas lutas, mas valeu a pena”.